07h00 - quinta, 21/02/2019

EMAS Beja
melhora gestão de
águas residuais

EMAS Beja melhora gestão de águas residuais

Colocar a cidade de Beja "como uma referência" ao nível do tratamento de águas residuais urbanas é o grande objectivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja, que vai implementar em 2019 um plano operacional estratégico para alcançar "uma melhoria significativa" na gestão das redes de águas residuais do concelho.
Em declarações ao "CA" o administrador-executivo da EMAS explica que "o maior valor acrescentado para esta questão decorre da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Beja", sendo que "o conhecimento e a experiência" da empresa na gestão deste tipo de infra-estruturas "permitiu diagnosticar as necessidades de intervenção mais urgentes a este nível".
Nesse sentido, revela Rui Marreiros, "será feita uma aposta em intervenções de manutenção preventiva e correctiva, que se espera que venham a traduzir-se numa diminuição do número de ocorrências relacionadas com as obstruções na rede de saneamento".
De momento a EMAS tem em curso um levantamento global e pormenorizado do cadastro, "numa rede que é composta por mais de 170 kms de extensão total, contabilizando um total de 4.623 caixas de visita", acrescenta o gestor da EMAS.
De acordo com Rui Marreiros, com esta estratégia e plano de actuação será "possível fechar o ciclo urbano da água, nas suas duas dimensões operacionais de 'alta' e 'baixa', mas também nas suas duas dimensões ambientais, captando água no meio hídrico com um menor índice de perdas, diminuindo a pressão da captação em ambiente de escassez, mas simultaneamente devolvendo a água residual tratada com uma qualidade compatível com o meio receptor, evitando impactos negativos nos estado das massas águas e nos eco-sistemas naturais associados".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 26/03/2019
"Poder da Colaboração"
debatido em Odemira
Mobilizar e inspirar a comunidade para a relevância estratégica da colaboração é o grande objectivo da sessão "O poder da Colaboração", que o cine-teatro Camacho Costa, em Odemira, recebe nesta terça-feira, 26, a partir das 14h30.
07h00 - terça, 26/03/2019
Sessões em Castro sobre
limpeza de terrenos
Santa Bárbara de Padrões recebe nesta terça-feira, 26 de Março, a primeira de cinco sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos promovida pela Câmara de Castro Verde em parceria com a GNR, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o ICNF e as juntas de freguesia do concelho.
07h00 - terça, 26/03/2019
Jovens identificados
por furto em Ervidel
A GNR identificou no final da passada semana dois jovens, um de 19 e outro de 15 anos, por suspeitas da prática do crime de furto no interior das instalações de uma associação em Ervidel, no concelho de Aljustrel.
07h00 - terça, 26/03/2019
Detido por violência
doméstica em Aljustrel
Um homem de 28 anos foi detido pela GNR em Aljustrel no final da passada semana pela prática do crime de violência doméstica, tendo ficado em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja por ordem do juiz.
07h00 - segunda, 25/03/2019
Semana Gastronómica
do Borrego em Castro
A Câmara de Castro Verde promove a partir desta segunda-feira, 25 de Março, a segunda edição da Semana Gastronómica do Borrego, em que 13 restaurantes de Castro Verde e Entras vão apresentar nas suas ementas pratos à base de borrego do Campo Branco.

Data: 22/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial