07h00 - sexta, 01/03/2019

Carnaval em Entradas
com danças e lucernas

Carnaval em Entradas com danças e lucernas

A vila de Entradas, no concelho de Castro Verde, recebe neste fim-de-semana, 1 a 3 de Março, mais uma edição do festival Entrudanças, promovido pela Associação Pédexumbo em parceria com a Câmara de Castro Verde e a Junta de Freguesia de Entradas.
O festival inclui no seu programa actividades como bailes, concertos, oficinas, animação de rua, feira de artesanato, concursos de máscaras e o tradicional desfile para apresentação do espectáculo criado através do projecto artístico-comunitário desenvolvido anualmente com a comunidade local.
Em 2019 o festival vai evocar a lucerna, candeia de azeite que é um utensílio de iluminação "historicamente ligado" ao concelho, "numa homenagem à luz e à história da região". Nesse sentido, está a ser preparado um espectáculo por alunos do Jardim-de-Infância e da Escola Básica de Entradas e do Centro Escolar 2 e da Escola Secundária de Castro Verde, assim como por utentes da Associação de Respostas Terapêuticas e do Lar Frei Manoel das Entradas.
Através deste projecto artístico-comunitário desenvolvido anualmente com a comunidade local no âmbito do Entrudanças, os participantes, a cenógrafa e figurinista Ângela Rocha e o músico Miguel Fevereiro têm vindo a trabalhar, sob o tema "iLUZão", "na construção de uma história que explora os conceitos de luz e sombra a partir da lucerna".
Além deste espectáculo e de muitas outras actividades, a música é um dos destaq ues do Entrudanças 2019, com os bailes deste ano a serem animados pelos belgas "Duo de Schepper-Sanczuk", pelos franceses "La Base Duo" e pelos portugueses "Delicatessen", "Forró Power Trio", "Ledok", "Nat-u-Ra" e "Parapente700", que conta com o espanhol Juan de La Fuente.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 24/04/2019
Baixo Alentejo celebra
45 anos de Liberdade!
António Zambujo, Paulo de Carvalho, The Gift, Gisela João e Bárbara Bandeira surgem no leque de artistas que, na próxima semana, vai passar pelo distrito de Beja, no âmbito das comemorações de mais um 25 de Abril.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Ovibeja abre portas
e espera "casa cheia"
Durante cinco dias todo o Alentejo deste mundo vai caber no Parque de Feiras e Exposições "Manuel Castro e Brito", em Beja, que a partir desta quarta-feira, 24 de Abril, recebe a 36ª edição da Ovibeja.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Câmara de Castro
promove homenagens
A Câmara Municipal de Castro Verde vai promover nesta quinta-feira e sábado, dias 25 e 27 de Abril, dois momentos de homenagem pública, todos a título póstumo, a três personalidades do concelho.
07h00 - terça, 23/04/2019
Baixo Alentejo já aprovou mais
de 100 milhões em fundos europeus
O programa operacional regional Alentejo 2020 já aprovou para o Baixo Alentejo mais de 100 milhões de euros em projectos vocacionados para as áreas da saúde, equipamentos sociais, espaços de fixação empresarial e escolas.
07h00 - terça, 23/04/2019
"A Ovibeja é uma
espécie de Ronaldo"
Na véspera do arranque da 36ª Ovibeja o presidente da ACOS-Agricultores do Sul, RuiGarrido, fala ao "CA" sobre a importância da feira para a região e antevê dias de "casa cheia" na edição deste ano, que é dedicada à temática das alterações climáticas.

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial