07h00 - terça, 12/03/2019

Secretário de Estado da Energia
elogia Parque Mineiro de Aljustrel

Secretário de Estado da Energia elogia Parque Mineiro de Aljustrel

O secretário de Estado da Energia considera que o projecto da Câmara de Aljustrel para a criação de um Parque Mineiro na vila, vocacionado para atrair turistas a partir da recuperação de antigas infra-estruturas da mina local, será uma mais-valia para toda a região.
"Este tipo de projectos, que recuperam zonas mineiras abandonadas, têm um valor muito importante, sobretudo numa terra como Aljustrel, onde a tradição mineira é grande", assumiu João Galamba em declarações ao "CA", durante a visita realizada nesta segunda-feira, 11, à "vila das minas".
O governante passou o dia em Aljustrel, terminando a sua visita na antiga galeria de acesso à mina que está em recuperação e que integra o projecto do futuro Parque Mineiro de Aljustrel, promovido pela autarquia local em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Mineiro e a Almina. Antes, João Galamba visitou o Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo, instalado em Aljustrel, e desceu ao fundo da mina concessionada à Almina.
"Esta é uma grande exploração mineira, que veio redinamizar o concelho de Aljustrel e toda a região. São excelentes notícias para Portugal sabermos que nestas zonas do interior há actividade económica desta natureza, com emprego de qualidade, com grande valor acrescentado e com inovação", vincou João Galamba.
Para o secretário de Estado da Energia, "este é um projecto que, de facto, valoriza o território". "E mostra como é possível hoje em dia, com tecnologias modernas e com saber e conhecimento científico, ter explorações mineiras diferentes das do passado, com uma maior preocupação de sustentabilidade ambiental e de recuperação de passivos ambientais", acrescentou.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 26/03/2019
"Poder da Colaboração"
debatido em Odemira
Mobilizar e inspirar a comunidade para a relevância estratégica da colaboração é o grande objectivo da sessão "O poder da Colaboração", que o cine-teatro Camacho Costa, em Odemira, recebe nesta terça-feira, 26, a partir das 14h30.
07h00 - terça, 26/03/2019
Sessões em Castro sobre
limpeza de terrenos
Santa Bárbara de Padrões recebe nesta terça-feira, 26 de Março, a primeira de cinco sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos promovida pela Câmara de Castro Verde em parceria com a GNR, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o ICNF e as juntas de freguesia do concelho.
07h00 - terça, 26/03/2019
Jovens identificados
por furto em Ervidel
A GNR identificou no final da passada semana dois jovens, um de 19 e outro de 15 anos, por suspeitas da prática do crime de furto no interior das instalações de uma associação em Ervidel, no concelho de Aljustrel.
07h00 - terça, 26/03/2019
Detido por violência
doméstica em Aljustrel
Um homem de 28 anos foi detido pela GNR em Aljustrel no final da passada semana pela prática do crime de violência doméstica, tendo ficado em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja por ordem do juiz.
07h00 - segunda, 25/03/2019
Semana Gastronómica
do Borrego em Castro
A Câmara de Castro Verde promove a partir desta segunda-feira, 25 de Março, a segunda edição da Semana Gastronómica do Borrego, em que 13 restaurantes de Castro Verde e Entras vão apresentar nas suas ementas pratos à base de borrego do Campo Branco.

Data: 22/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial