08h00 - domingo, 17/03/2019

PCP questiona abate
de aves nos olivais

PCP questiona abate de aves nos olivais

O deputado do PCP eleito por Beja questionou o Governo, através do Ministério da Agricultura, sobre se tem conhecimento do abate de aves durante a apanha nocturna de azeitona nos olivais super-intensivos, nomeadamente na região.
Na pergunta apresentada na Assembleia da República, João Dias lembra que em Portugal, nos olivais super-intensivos, a apanha nocturna de azeitona "é uma prática corrente", apesar do período nocturno ser, "precisamente, o momento de descanso e repouso das aves".
Segundo João Dias, as "máquinas de apanha de azeitona pelo ruído e a sua iluminação que produzem 'cegam' os pássaros, que ficam incapazes de fugir e acabam por ser sugados juntamente com a colheita de azeitona".
"O problema é tanto mais grave por quanto, muitas dessas aves são insectívoras e contribuem para a redução de pragas de insectos, pelo que a consequência será um aumento de pragas que associadas a doses elevadas de produtos químicos para as combater, agravam ainda mais o impacto negativo decorrente da agricultura intensiva e super-inetensiva", acrescenta o parlamentar comunista.
Nesse sentido, além de querer saber "que conhecimento tem o Governo quanto ao abate de aves durante a apanha nocturna de azeitona nos olivais super-intensivos", João Dias questiona a disponibilidade do Governo "para avaliar e monitorizar o impacto dos olivais intensivos na biodiversidade das áreas cultivadas com os referidos olivais".
O deputado do PCP quer ainda saber "que medidas foram ou vão ser tomadas para prevenir a morte de aves durante a apanha nocturna de azeitona" e se "pensa o Governo vir a introduzir novas regras e limitações à apanha de azeitona, nomeadamente nocturna".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 24/04/2019
Baixo Alentejo celebra
45 anos de Liberdade!
António Zambujo, Paulo de Carvalho, The Gift, Gisela João e Bárbara Bandeira surgem no leque de artistas que, na próxima semana, vai passar pelo distrito de Beja, no âmbito das comemorações de mais um 25 de Abril.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Ovibeja abre portas
e espera "casa cheia"
Durante cinco dias todo o Alentejo deste mundo vai caber no Parque de Feiras e Exposições "Manuel Castro e Brito", em Beja, que a partir desta quarta-feira, 24 de Abril, recebe a 36ª edição da Ovibeja.
07h00 - terça, 23/04/2019
Baixo Alentejo já aprovou mais
de 100 milhões em fundos europeus
O programa operacional regional Alentejo 2020 já aprovou para o Baixo Alentejo mais de 100 milhões de euros em projectos vocacionados para as áreas da saúde, equipamentos sociais, espaços de fixação empresarial e escolas.
07h00 - terça, 23/04/2019
"A Ovibeja é uma
espécie de Ronaldo"
Na véspera do arranque da 36ª Ovibeja o presidente da ACOS-Agricultores do Sul, RuiGarrido, fala ao "CA" sobre a importância da feira para a região e antevê dias de "casa cheia" na edição deste ano, que é dedicada à temática das alterações climáticas.
07h00 - terça, 23/04/2019
Alcôncoras na segunda
fase das "7 Maravilhas"
As alcôncoras de Amoreiras-Gare (concelho de Odemira) integram a lista de 420 doces de todo o país apuradas para a segunda fase do concurso "7 Maravilhas Doces de Portugal".

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial