07h00 - sexta, 22/03/2019

Presidente da CM Ourique: "Fileira contribui muito
para a economia local"

Presidente da CM Ourique: "Fileira contribui muito para a economia local"

No dia em que arranca mais uma edição da Feira do Porco Alentejano, o presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, reconhece em entrevista ao "CA" a importância do sector para a economia do concelho.

Qual a importância da Feira do Porco Alentejano para Ourique e para o sector?
É um momento marcante no calendário para toda a região e um certame que significa muito para Ourique, pois é o momento alto de todo este projecto de Ourique 'Capital do Porco Alentejano' e de afirmação de Ourique como tal. Portanto, tem aqui uma importância muito significativa. Desde logo pela dimensão do certame e pelo número de visitantes que traz a Ourique nestes três dias. Mas também uma importância muito significante naquilo que é o sector, na valorização da fileira do porco alentejano e também na promoção de Ourique enquanto destino ao longo de todo o ano.

A estratégia do Município na valorização deste sector tem alcançado resultados?
Há ganhos com aquilo que tem sido este investimento contínuo ao longo dos anos na afirmação de Ourique como 'Capital do Porco Alentejano' e deste mesmo sector. Tem sido um sector que se tem valorizado muito nos últimos anos, sendo que o porco alentejano está neste momento num excelente momento, fruto do trabalho e do esforço dos produtores. Mas é fruto também de quem tem sempre defendido este sector e todo o Mundo Rural. Este certame tem dado esse contributo à dinamização do sector, mas também à dinamização de todas as actividades locais e em espaço rural.

Esta é uma aposta para continuar?
É uma aposta que o Município vai continuar a manter. É uma aposta que o Município tem feito num trabalho de parceria, contínua e conjunta, com a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA). Por isso, o que queremos é continuar a concretizar este trabalho e esta parceria com a ACPA na dinamização do porco alentejano, mas também na afirmação de todo o Mundo Rural e de todas as actividades a si ligadas. Esta parceria tem sido profícua e tem trazido frutos para o sector do porco alentejano. Mas tem trazido sobretudo frutos para o concelho de Ourique e para a dinamização do Mundo Rural.

Qual a importância do sector na economia local?
É uma fileira importante na economia local do concelho, desde logo porque em Ourique contamos, neste momento, com as três fases da produção de porco alentejano: em primeiro lugar a produção, depois a transformação e também a certificação. Ou sejam, conseguimos reunir em Ourique estas três fases! Naturalmente que gostaríamos de ter em Ourique mais indústria, uma vez que mais de 90% da produção ainda segue rumo a Espanha. Mas tem sido uma fileira que, acima de tudo, tem contribuído para a dinamização da economia local e por isso mesmo queremos continuar a valorizá-la e a apostar nela.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 24/04/2019
Baixo Alentejo celebra
45 anos de Liberdade!
António Zambujo, Paulo de Carvalho, The Gift, Gisela João e Bárbara Bandeira surgem no leque de artistas que, na próxima semana, vai passar pelo distrito de Beja, no âmbito das comemorações de mais um 25 de Abril.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Ovibeja abre portas
e espera "casa cheia"
Durante cinco dias todo o Alentejo deste mundo vai caber no Parque de Feiras e Exposições "Manuel Castro e Brito", em Beja, que a partir desta quarta-feira, 24 de Abril, recebe a 36ª edição da Ovibeja.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Câmara de Castro
promove homenagens
A Câmara Municipal de Castro Verde vai promover nesta quinta-feira e sábado, dias 25 e 27 de Abril, dois momentos de homenagem pública, todos a título póstumo, a três personalidades do concelho.
07h00 - terça, 23/04/2019
Baixo Alentejo já aprovou mais
de 100 milhões em fundos europeus
O programa operacional regional Alentejo 2020 já aprovou para o Baixo Alentejo mais de 100 milhões de euros em projectos vocacionados para as áreas da saúde, equipamentos sociais, espaços de fixação empresarial e escolas.
07h00 - terça, 23/04/2019
"A Ovibeja é uma
espécie de Ronaldo"
Na véspera do arranque da 36ª Ovibeja o presidente da ACOS-Agricultores do Sul, RuiGarrido, fala ao "CA" sobre a importância da feira para a região e antevê dias de "casa cheia" na edição deste ano, que é dedicada à temática das alterações climáticas.

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial