07h00 - quarta, 10/04/2019

Castro Verde vai festejar
Abril na Praça da República

Castro Verde vai festejar Abril na Praça da República

Faltavam cinco minutos para as 23h00 na noite de 24 de Abril de 1974 quando a voz de Paulo de Carvalho ecoou no éter, através da Emissora Nacional, a cantar "E depois do adeus", naquela que foi a senha para a revolução que devolveu a liberdade a Portugal.
Uma canção histórica para os portugueses que será, seguramente, cantada pelo próprio Paulo de Carvalho no próximo dia 25 de Abril em Castro Verde, durante os festejos do 45º aniversário da Revolução dos Cravos.
O concerto de Paulo de Carvalho é um dos grandes destaques do programa comemorativo do 25 de Abril que a Câmara de Castro Verde está a preparar, no sentido de assinalar "com a dignidade e a relevância que a data exige e merece", como sublinha ao "CA" o presidente da autarquia.
De acordo com António José Brito, as comemorações de Abril deste ano em Castro Verde serão "uma festa especial, porque serão na rua e desafiarão todo o povo para juntar-se e honrar este momento muito marcante da nossa história".
A Praça da República será o "grande palco" das celebrações, que começam na noite de 24 de Abril com música popular, um concerto dos bejenses Virgem Suta, o tradiconal fogo-de-artifício e uma noite para os jovens. "Vamos celebrar a liberdade e procurar envolver as gerações mais jovens numa festa que é de todos nós e tem de ser vivida e sentida por todos", justifica António José Brito.
Para o dia 25 de Abril está prevista a actuação, a partir das 19h00, de Paulo de Carvalho. "Será uma presença muito simbólica do homem que estará para sempre ligado à história com a canção que serviu de primeira 'senha' para o avanço da Revolução de 1974. A par disso, o dia será de festa na rua, com a banda filarmónica nas freguesias e uma tarde popular também na Praça de República", observa António José Brito.
As comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril em Castro Verde integram o programa de mais uma edição da "Primavera no Campo Branco", iniciativa da Câmara Municipal que se realiza entre os dias 20 e 30 de Abril.
Concertos, exposições, teatro, livros e leitura, artes plásticas, desporto, actividades infantis e de ar livre são algumas das iniciativas previstas para diversos pontos do concelho. Uma das novidades do evento é o "Fórum do Livro", que terá como espaço o Fórum Municipal e onde, a partir do dia 20, acontecem diferentes iniciativas em torno do livro, com destaque para a Feira do Livro, encontros com escritores e música.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 18/09/2019
Aulas de dança
em Almodôvar com
novos horários
A escola de dança da associação Almovimento, de Almodôvar, tem novos horários desde o início deste mês de Setembro, altura em que recomeçaram as aulas com o professor Fábio Duarte na Casa do Povo.
07h00 - quarta, 18/09/2019
Novos trilhos pedonais
no concelho de Aljustrel
A Câmara de Aljustrel viu aprovada, pelo Alentejo 2020, a candidatura a financiamento apresentada para o projecto que visa a criação de uma série de percursos pedonais no concelho.
17h07 - terça, 17/09/2019
Incêndio em Panóias
corta trânsito no IC1
Um incêndio numa zona de mato na área da União de Freguesias de Panóias e Conceição, no concelho de Ourique, está a ser combatido por 69 bombeiros e obrigou ao corte do IC1 nos dois sentidos entre a Estação de Ourique e o cruzamento de Panóias.
15h57 - terça, 17/09/2019
Faleceu ex-vereadora
da Câmara de Castro
Faleceu nesta terça-feira, 17 de Setembro, Maria Alice Guerreiro, de 72 anos, que foi vereadora da Câmara Municipal de Castro Verde, eleita pela CDU, no mandato de 1993 a 1997.
07h00 - terça, 17/09/2019
CM Castro Verde
transporta alunos até
à estação da Funcheira
A Câmara de Castro Verde tem abertas as inscrições para o serviço gratuito de transporte entre Castro Verde e a estação ferroviária da Funcheira, destinado a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e outros estabelecimentos de ensino em Lisboa e no Algarve.

Data: 13/09/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial