07h00 - quarta, 17/04/2019

ANAFRE reuniu em
Vila Nova de Milfontes

ANAFRE reuniu em Vila Nova de Milfontes

O conselho directivo da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), liderado por Pedro Cegonho, reuniu no final da passada semana em Vila Nova de Milfontes. Sobre a mesa estiveram algumas das questões que mais preocupam os autarcas, nomeadamente a descentralização de competências, tema também abordado na reunião que a comissão permanente da Anafre teve previamente com os presidentes de junta do concelho de Odemira e com o coordenador distrital da associação.
Em declarações ao "CA", o coordenador distrital da Anafre em Beja revela que aproveitou a ocasião para fazer o balanço do seu primeiro ano de mandato, que se assinala neste sábado, 20, destacando ter mantido ao longo deste período uma relação de "proximidade" com as freguesias.
Vítor Besugo, eleito pelo PS e também presidente da Junta de Freguesia de Beringel (Beja), revela ainda que a formação de autarcas e funcionários têm sido também "uma prioridade", sendo que "cada acção teve cerca de uma centena de participantes, o que prova a importância das temáticas escolhidas".
Em simultâneo, continua Besugo, a delegação distrital da Anafre marcou "presença ao lado das freguesias e das populações em diversas frentes", com destaque para a possível prospecção de petróleo na costa alentejana e para o encerramento de balcões da Caixa Geral de Depósitos e dos CTT em algumas freguesias do distrito.
Relativamente ao futuro, Vítor Besugo admite que gostaria de ver concretizada a possibilidade de se protocolar com a Sociedade Portuguesa de Autores os valores cobrados às juntas de freguesia, "considerados elevados", assim como avaliar a hipótese destes órgãos poderem apresentar candidaturas a estágios profissionais.
A reversão da reorganização administrativa das freguesias é outra das medidas defendidas pelo coordenador da Anafre em Beja, defendendo que se deve devolver "a palavra às assembleias de freguesia" sobre esta matéria.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 19/07/2019
Ourique recebeu
comandante da ANPC
O comandante da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), coronel José Manuel da Costa, visitou nesta quinta-feira, 18, o Centro de Meio Aéreos de Ourique e o quartel dos Bombeiros Voluntários locais.
07h00 - sexta, 19/07/2019
Ministro do Ambiente no distrito de Beja
O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, realiza nesta sexta-feira, 19, um roteiro dedicado à água no distrito de Beja, passando pelos concelhos de Beja, Aljustrel e Odemira, além de Santiago do Cacém.
15h58 - quinta, 18/07/2019
Detido com 329 doses de heroína em Castro Verde
Um homem com 52 anos foi detido "em flagrante delito" nesta quinta-feira, 18, pela GNR em Castro Verde, pelo crime de tráfico de estupefacientes, tendo em sua posse 329 doses de heroína.
07h00 - quinta, 18/07/2019
CM Almodôvar vai requalificar Campo das Eiras
Um espaço de "encontro, interacções, conexões e de manifestações culturais e sociais": é desta forma que a Câmara de Almodôvar apresenta o futuro Complexo Multiusos Campo das Eiras, que irá surgir no lugar do "velhinho" Campo das Eiras, antigo recinto de futebol e onde se realiza anualmente a Feiras das Artes e Cultura de Almodôvar (FACAL).
07h00 - quinta, 18/07/2019
"FACECO é atractiva
para todos os públicos"
Na véspera do arranque de mais uma edição da Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO), que se realiza entre sexta-feira e domingo, dias 19 e 21, em São Teotónio, o presidente da Câmara de Odemira revela ao "CA" que o evento é muito importante para o município.

Data: 12/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial