07h00 - quarta, 17/04/2019

ANAFRE reuniu em
Vila Nova de Milfontes

ANAFRE reuniu em Vila Nova de Milfontes

O conselho directivo da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), liderado por Pedro Cegonho, reuniu no final da passada semana em Vila Nova de Milfontes. Sobre a mesa estiveram algumas das questões que mais preocupam os autarcas, nomeadamente a descentralização de competências, tema também abordado na reunião que a comissão permanente da Anafre teve previamente com os presidentes de junta do concelho de Odemira e com o coordenador distrital da associação.
Em declarações ao "CA", o coordenador distrital da Anafre em Beja revela que aproveitou a ocasião para fazer o balanço do seu primeiro ano de mandato, que se assinala neste sábado, 20, destacando ter mantido ao longo deste período uma relação de "proximidade" com as freguesias.
Vítor Besugo, eleito pelo PS e também presidente da Junta de Freguesia de Beringel (Beja), revela ainda que a formação de autarcas e funcionários têm sido também "uma prioridade", sendo que "cada acção teve cerca de uma centena de participantes, o que prova a importância das temáticas escolhidas".
Em simultâneo, continua Besugo, a delegação distrital da Anafre marcou "presença ao lado das freguesias e das populações em diversas frentes", com destaque para a possível prospecção de petróleo na costa alentejana e para o encerramento de balcões da Caixa Geral de Depósitos e dos CTT em algumas freguesias do distrito.
Relativamente ao futuro, Vítor Besugo admite que gostaria de ver concretizada a possibilidade de se protocolar com a Sociedade Portuguesa de Autores os valores cobrados às juntas de freguesia, "considerados elevados", assim como avaliar a hipótese destes órgãos poderem apresentar candidaturas a estágios profissionais.
A reversão da reorganização administrativa das freguesias é outra das medidas defendidas pelo coordenador da Anafre em Beja, defendendo que se deve devolver "a palavra às assembleias de freguesia" sobre esta matéria.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 20/09/2019
Nova ZAE de
Beja concluída
em Maio de 2020
A infra-estruturação da nova Zona de Acolhimento Empresarial (ZAE) Norte de Beja deverá estar concluída em Maio de 2020, depois de um investimento municipal de 1,7 milhões de euros, tendo já sido atribuídos 20 dos 21 lotes disponíveis na Fase 1 da mesma.
07h00 - sexta, 20/09/2019
FAABA e PSD criticam
Universidade de Coimbra
A decisão da Universidade de Coimbra (UC) de retirar a carne de vaca da ementa das suas cantinas a partir de 2020 continua a dar que falar no Baixo Alentejo, com muitas críticas por parte de agricultores e do cabeça-de-lista do PSD.
07h00 - quinta, 19/09/2019
Turismo do Alentejo
promove reunião em Beja
A Pousada de Beja recebe nesta quinta-feira, 19 de Setembro, uma das reuniões descentralizadas que a Turismo do Alentejo e Ribatejo está a promover para "rever, debater e preparar" as principais linhas estratégicas do sector no horizonte 2021-2027.
07h00 - quarta, 18/09/2019
MFS com candidatura
a fundos comunitários
para reabrir em Moura
Um grupo empresarial apresentou uma candidatura, na CCDR Alentejo, visando o desenvolvimento de um projecto ligado às energias renováveis e a outras componentes da fileira energética nas instalações da antiga Moura Fábrica Solar (MSF).
07h00 - terça, 17/09/2019
Aljustrel: Empresa que vai plantar
'cannabis' tem novo proprietário
A empresa canadiana The Flowr Corporation concluiu, no início deste mês de Setembro, a aquisição da restante participação de 80,2% do capital da Holigen, a companhia que está a investir cerca de 45 milhões de euros num projecto de produção de cannabis para fins medicinais em São João de Negrilhos, no concelho de Aljustrel.

Data: 13/09/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial