07h00 - segunda, 22/04/2019

CIMBAL aprova transferência
do Museu Rainha D. Leonor

CIMBAL aprova transferência do Museu Rainha D. Leonor

A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) já aprovou, por unanimidade, a minuta do auto de transferência da gestão do Museu Regional Rainha D. Leonor, em Beja, para a Direcção Regional da Cultura do Alentejo (DRCA).
De acordo com a CIMBAL, neste processo "estão assegurados os direitos dos trabalhadores afectos ao Museu, nomeadamente mantendo o direito ao vínculo, à carreira, à categoria e aos níveis remuneratórios, assim como o acesso ao regime de mobilidade e ao regime de valorização profissional dos trabalhadores com vínculo de emprego público".
Já no que respeita às colecções e obras do acervo do Museu, "manter-se-ão, obrigatoriamente nas suas instalações, com a salvaguarda de cedência temporária, por períodos limitados, nos termos habituais".
O processo prevê ainda que a CIMBAL acompanhe e monitorize "a gestão museológica partilhada, a estabelecer entre a DRCA e a Câmara Municipal de Beja, mediante protocolo, de forma a garantir a defesa dos interesses da região".
"Com esta transferência para os serviços do Ministério da Cultura, esperamos ter dado um contributo efectivo para um futuro mais auspicioso para o nosso Museu Regional Rainha D. Leonor, permitindo proporcionar melhores condições para o garante da nossa memória colectiva", sublinha a CIMBAL em comunicado enviado ao "CA".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 29/05/2020
Eurodeputado do
PCP em Beja e Moura
O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira, promove nesta sexta-feira, 29 de Maio, uma acção de contactos com comerciantes nas cidades de Moura e Beja.
07h00 - sexta, 29/05/2020
CM Ourique
oferece máscaras a
maiores de 65 anos
A Câmara de Ourique vai oferecer a todos os habitantes do concelho com 65 anos de idade ou mais um conjunto de cinco máscaras cirúrgicas, destinadas à protecção individual nesta fase de desconfinamento.
07h00 - sexta, 29/05/2020
PSD questiona caravanismo
"selvagem" na costa alentejana
O PSD pretende saber se o Governo vai rever o actual quadro legal para proteger regiões como a Costa Vicentina e o Sudoeste Alentejano da prática daquilo que apelida de "auto-caravanismo selvagem".
07h00 - quinta, 28/05/2020
CDU Beja propõe
medidas de apoio
Os eleitos da CDU na Câmara de Beja apresentaram uma proposta com uma série de medidas de apoio às micro, pequenas e médias empresas no concelho, de forma a mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 na economia local.
07h00 - quinta, 28/05/2020
Bandeira Azul
em 13 praias do
distrito de Beja
A época balnear de 2020 arranca, oficialmente, na próxima segunda-feira, dia 1 de Junho, e o distrito de Beja vai ter um total de 13 praias com a Bandeira Azul hasteada durante o Verão, o mesmo número que no ano anterior.

Data: 29/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial