07h00 - terça, 23/04/2019

Baixo Alentejo já aprovou mais
de 100 milhões em fundos europeus

Baixo Alentejo já aprovou mais de 100 milhões em fundos europeus

O programa operacional regional Alentejo 2020 já aprovou para o Baixo Alentejo mais de 100 milhões de euros em projectos vocacionados para as áreas da saúde, equipamentos sociais, espaços de fixação empresarial e escolas. Os números são avançados pelo deputado do PS eleito por Beja, que elogia o trabalho feito pelo actual Governo nesta matéria.
Segundo Pedro do Carmo, até ao momento, o Baixo Alentejo "viu aprovados 104 milhões de euros" no âmbito do Alentejo 2020, enquanto o Alentejo Central teve 89 milhões de euros e o Alto Alentejo 99 milhões de euros.
Além do mais, acrescenta, na área da Edução, a actual reprogramação do programa, "já aprovada e muito bem negociada pelo então ministro Pedro Marques, permitirá um acréscimo de cinco milhões de euros para investimento nas escolas da nossa região". "Este valor duplica os recursos financeiros que o anterior Governo tinha previsto para esta área", observa o deputado.
Perante estes números, Pedro do Carmo acrescenta: "Como sempre temos dito, podemos ambicionar que o ritmo e a extensão das mudanças, tivessem sido maiores, mas há um novo caminho, uma nova atenção e um novo impulso, mais sintonizados com o Baixo Alentejo, que foram começados e precisam de continuar a ser aprofundados".
O deputado baixo-alentejano recorda que "desde sempre o PS e o Governo expressaram uma posição crítica sobre as opções e o modelo do quadro comunitário do Portugal 2020, negociado pelo PSD e pelo CDS", por ser "um modelo que apostou numa prioridade conferida às empresas quando os empresários não detinham recursos para suportas a componente nacional dos projectos".
"Um conjunto de opções políticas que deixaram de foram dos projectos elegíveis a infra-estrutura rodoviária, seja na ligação entre infra-estruturas de fixação de empresas e as nossas principais redes viárias, seja na qualificação da nossa rede viária secundária e/ou seja na construção de novos troços de rede viária secundária", vinca Pedro do Carmo, que critica fortemente as opções do executivo de Passos Coelho: "O Governo PSD/ CDS, na negociação do presente quadro de apoio, revelou desfasamento com a realidade do país, com a segurança e com o acesso dos cidadãos aos principais serviços públicos e centros urbanos".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 19/07/2019
Ourique recebeu
comandante da ANPC
O comandante da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), coronel José Manuel da Costa, visitou nesta quinta-feira, 18, o Centro de Meio Aéreos de Ourique e o quartel dos Bombeiros Voluntários locais.
07h00 - sexta, 19/07/2019
Ministro do Ambiente no distrito de Beja
O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, realiza nesta sexta-feira, 19, um roteiro dedicado à água no distrito de Beja, passando pelos concelhos de Beja, Aljustrel e Odemira, além de Santiago do Cacém.
15h58 - quinta, 18/07/2019
Detido com 329 doses de heroína em Castro Verde
Um homem com 52 anos foi detido "em flagrante delito" nesta quinta-feira, 18, pela GNR em Castro Verde, pelo crime de tráfico de estupefacientes, tendo em sua posse 329 doses de heroína.
07h00 - quinta, 18/07/2019
CM Almodôvar vai requalificar Campo das Eiras
Um espaço de "encontro, interacções, conexões e de manifestações culturais e sociais": é desta forma que a Câmara de Almodôvar apresenta o futuro Complexo Multiusos Campo das Eiras, que irá surgir no lugar do "velhinho" Campo das Eiras, antigo recinto de futebol e onde se realiza anualmente a Feiras das Artes e Cultura de Almodôvar (FACAL).
07h00 - quinta, 18/07/2019
"FACECO é atractiva
para todos os públicos"
Na véspera do arranque de mais uma edição da Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO), que se realiza entre sexta-feira e domingo, dias 19 e 21, em São Teotónio, o presidente da Câmara de Odemira revela ao "CA" que o evento é muito importante para o município.

Data: 12/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial