07h00 - quinta, 09/05/2019

Futuro do
interior debatido
em Aljustrel

Futuro do interior debatido em Aljustrel

Que futuro pode estar reservado ao interior e aos territórios de baixa densidade? Esta será uma das questões centrais durante a quarta edição das Conferências de Aljustrel, que decorrem na "vila mineira" nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de Maio. Serão dois dias de debate promovidos pela Câmara Municipal local, que contarão com a presença de diversas especialistas e dois governantes: os secretários de Estado das Autarquias Locais e da Valorização do Interior, Carlos Miguel e João Paulo Catarino, respectivamente.
Para o presidente da autarquia aljustrelense, é essencial pensar o território e, por isso mesmo, as Conferências de Aljustrel "são um ponto forte de reflexão daquilo que são as características que um território como Aljustrel, que é precisamente do interior do país, pode ambicionar".
Nesse sentido, Nelson Brito destaca a presença do Governo no evento. "Não só para perceber que trajecto quer este Governo para o interior do país, mas também [para ficar saber] que ambição podemos nós demonstrar. Pois há uma parte da solução que tem de ser patrocinada pelos próprios alentejanos e pelos próprios habitantes do interior do país", vinca o autarca, observando aquela que é a grande meta da iniciativa: "Queremos que o interior do país seja cada vez mais atractivo".
O presidente da Câmara de Aljustrel nota ainda que durantes as conferências serão igualmente debatidas questões relacionados com um desígnio chamado Regionalização. Tentaremos perceber "que regionalização queremos para o país? Que regionalização é possível para o país? E que regionalização resolve, sobretudo, os problemas do interior do país?", afirma.
Tudo isto, reforça Nelson Brito, "para que cada vez mais possamos ter um território atractivo, competitivo e que venha a cumprir uma coisa que tantas vezes temos dito aqui em Aljustrel, que é a potencialidade de captarmos investimento no sentido de criação de emprego e de distribuição de riqueza, para fixar pessoas".
As IV Conferências de Aljustrel vão decorrer no Cine Oriental, sob o tema "Descentralização e programações para o desenvolvimento dos interiores com coesão territorial nacional", sendo que o debate propriamente dito vai ocorrer durante a quinta-feira, 9 de Maio, a partir das 9h30.
No primeiro painel, "A Descentralização de Competências para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade", vão estar à conversa o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, a presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, e o historiador e jornalista Rui Tavares.
De tarde, pelas 14h30, tem lugar o painel "Programas Nacionais de Desenvolvimento para um País Diverso", com o secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Bernardo Fernandes, e o presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, José Alberto Fernandes.
A conferência de encerramento da iniciativa será proferida pela investigadora Helena Freitas.
As IV Conferências de Aljustrel continuam na sexta-feira, 10 de Maio, com visitas ao Parque Mineiro de Aljustrel e ao Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo, assim como uma degustação de produtos locais.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).
07h00 - segunda, 25/05/2020
Odemira recebeu
vigília pelas artes
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Secretário de Estado
acompanha testes à Covid
em Ferreira do Alentejo
O secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, na sua qualidade de coordenador da execução do estado de calamidade do Alentejo devido à pandemia Covid-19, vai realizar nesta sexta-feira, 22, uma visita de trabalho a Ferreira do Alentejo.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Requalificação do lar
de Messejana deverá
avançar até ao Verão
As obras da primeira fase de remodelação e ampliação das instalações do lar da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, na vila de Messejana (concelho de Aljustrel), deverão avançar entre os meses de Julho e Agosto, num investimento total superior a um milhão de euros.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial