07h00 - segunda, 13/05/2019

Deputado do PS contra
"fundamentalismo ambiental"

Deputado do PS contra "fundamentalismo ambiental"

O deputado do PS eleito por Beja espera que o "fundamentalismo ambiental" não venha a colocar entraves ao alargamento do regadio do Alqueva e à ligação do Roxo à barragem do Monte da Rocha, investimentos que considera estruturantes e fundamentais para "dar futuro à região".
Em comunicado enviado ao "CA", Pedro do Carmo lembra que o "Baixo Alentejo sempre viveu num equilíbrio frágil entre a vivência e a sobrevivência", tendo o Alqueva possibilitado "um renovado impulso de desenvolvimento, de oportunidades e de projecção do território como espaço de futuro".
"Tem sido bom para as pessoas e bom para o território, pelas dinâmicas existentes, não isentas de riscos", acrescenta o deputado socialista.
Para Pedro do Carmo, "o projecto de alargamento da área de regadio do Alqueva com novos blocos de rega e a extensão a sul do Baixo Alentejo, com a ligação da barragem do Roxo à barragem do Monte da Rocha, é um investimento vital para as pessoas, para o esforço de fixação da povoação, para a criação de oportunidade de emprego, para a dinamização das economias locais e para a sustentabilidade do abastecimento de água, num quadro de evidentes alterações climáticas".
"Qualquer entrave ambiental a um projecto tão relevante para as pessoas e para o território do interior e do sul do Baixo Alentejo só pode ser visto como um ataque desproporcionado ao direito que temos em querer viver, trabalhar, estudar e permanecer num espaço com sentido de futuro", acrescenta o eleito do PS, que remata: "Era só o que faltava que um fundamentalismo ambiental, sem sintonia com a realidade, pudesse colocar obstáculos à concretização de um projecto vital".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
09h00 - sábado, 09/05/2020
Festival Sudoeste
não se realiza em 2020
A edição de 2020 do Festival MEO Sudoeste, previsto para os dias 4 a 8 de Agosto na Zambujeira do Mar, não se vai realizar, depois de o Governo ter aprovado nesta quinta-feira, 7, em conselho de ministros, a proibição de festivais musicais até 30 de Setembro devido à Covid-19.
09h00 - domingo, 03/05/2020
Aulas de dança
pela Internet
O professor da Escola de Dança da associação Almovimento, com sede em Almodôvar, está a promover aulas de dança à distância, através da página da Academia Dança Mais no Facebook.
08h00 - segunda, 13/04/2020
Grafonola Voadora
& Napoleão Mira
editam álbum de estreia
"Uma aventura literário/musical marcadamente rural, periférica": é desta forma que se pode sintetizar "Lugar Nenhum", disco de estreia do projecto Grafonola Voadora, em que a poesia declamada por Napoleão Mira se junta às canções e acordes musicais de Luís Galrito e às imagens manipuladas por João Espada.
08h00 - sexta, 03/04/2020
CM Aljustrel lança
concurso de fotografia
A Câmara de Aljustrel está a promover o concurso de fotografia online "#DaMinhaCasa", que substitui a habitual "Maratona Fotográfica", que devido à pandemia da Covid-19 não vai realizar-se na data prevista.
07h00 - quinta, 12/03/2020
Artesã de Odemira
decifra telas históricas
Olhando para "O Enterro do Conde Orgaz" ou "Vista e Plano de Toledo", obras maiores na pintura de El Greco (artista greco-espanhol do século XVI), há muito mais para além dos seus traços de cor e luz fantasmagóricos.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial