07h00 - quinta, 27/06/2019

"Aljustrel é exemplo de
diversificação económica"

"Aljustrel é exemplo de diversificação económica"

O ministro dos Negócios Estrangeiros esteve nesta quarta-feira, 26 de Junho, no concelho de Aljustrel, onde ficou a conhecer alguns investimentos com origem na diáspora da "vila mineira" espalhada pelo mundo.
"O que me trouxe aqui foi ver e valorizar o investimento oriundo da nossa diáspora", admitiu Augusto Santos Silva em declarações exclusivas ao "CA", já depois de visitar a unidade industrial da Pronal/ Strucflex, a funcionar em Aljustrel desde 2015 e gerida por Francisco Parreira, aljustrelense que trabalhava na empresa conseguiu convencer a administração da multinacional francesa a investir na sua terra.
Na opinião de Augusto Santos Silva, que esteve em Aljustrel acompanhado pelos secretários de Estado das Comunidades Portuguesas e da Internacionalização, José Luís Carneiro e Eurico Brilhante Dias, respectivamente, o caso da Pronal/ Strucflex acaba por ser um excelente exemplo para o país, uma vez que, na sua opinião, "o esforço de atrair investimento do estrangeiro para Portugal tem nas comunidades portuguesas um instrumento muitíssimo importante".
O governante destacou ainda o empenho da Câmara de Aljustrel na diversificação da economia local, por forma a evitar uma dependência excessiva da actividade mineira. "Aljustrel é um belíssimo exemplo dessa diversificação económica. É muito importante que as nossas economias locais sejam diversificadas, porque estar dependente apenas de uma coisa é um risco", observou.
Além do mais, continuou Augusto Santos Silva, o investimento com origem na diáspora é um dos pilares da internacionalização da economia nacional, a par da aposta das empresas portuguesas em novas mercados ou do aumento das exportações. "A internacionalização da economia portuguesa é a 'chave' para o seu futuro", rematou o ministro dos Negócios Estrangeiros.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 12/12/2019
Câmara de Beja vende
nove lotes industriais
A Câmara de Beja concretizou na terça-feira, 10, a venda de nove lotes na Zona de Acolhimento Empresarial Norte para a instalação de equipamentos industrais e de apoio à actividade económica, num montante total de pouco mais de 212 mil euros.
07h00 - quarta, 11/12/2019
Projecto "PlaCarvões"
recebe prémio regional
O projecto "PlaCarvões: De Plásticos a Carvões Activados-Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos", venceu o prémio "Economia Circular nas Instituições Não Empresariais do Alentejo", atribuído pela ADRAL e pela CCDR do Alentejo.
07h00 - quarta, 04/12/2019
Comitiva da Esdime
de visita à França
A cooperativa Esdime, com sede em Messejana, promove até sexta-feira, 6, uma missão técnica com representantes do Baixo Alentejo à região francesa de Hauts-de-France, no sentido de conhecer as boas práticas praticadas localmente ao nível "do empreendedorismo agrícola", da "valorização da produção" ou da "transição energética e ecológica".
07h00 - terça, 03/12/2019
EMAS Beja não
aumenta preço
da água em 2020
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja não vai aumentar as tarifas da água e saneamento no próximo ano de 2020, garante ao "CA" o adminstrador-executivo da intituição.
07h00 - terça, 03/12/2019
Campanha de Natal
no comércio local do
concelho de Odemira
Apelar ao consumo no comércio tradicional é o objectivo da campanha "Natal é no Comércio Local", que a Câmara de Odemira promove até 6 de Janeiro em parceria com os comerciantes do concelho.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial