07h00 - segunda, 15/07/2019

PCP questiona sobre
acidentes na mina de Aljustrel

PCP questiona sobre acidentes na mina de Aljustrel

O PCP pretende saber que tipo de acompanhamento tem sido realizado, nos últimos 10 anos, pela Autoridade para as Condições de Trabalho à Almina, empresa que tem a concessão das minas de Aljustrel.
A questão surge na pergunta apresentada na Assembleia da República, e dirigida ao ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, pelos deputados comunistas João Dias e Rita Rato após na passada semana um trabalhador ter ficado ferido com gravidade na sequência de uma electrocussão na mina.
Na pergunta, os deputados do PCP recordam que "têm sido recorrentes as notícias de acidentes de trabalho" nas minas de Aljustrel, sendo que "só nos últimos meses dois trabalhadores perderam a vida".
João Dias e Rita Rato lembram igualmente a "denúncia reiterada do Sindicato dos Trabalhadores da
Indústria Mineira (STIM) relativa à contratação de trabalhadores sem formação específica para desempenho de trabalho prestado por mineiro, quando de facto é esse o conteúdo funcional das tarefas prestadas pelos trabalhadores".
"Na verdade, a precariedade e a sub-contratação andam de mãos dadas com a ausência de formação específica e reconhecimento de direitos específicos destes trabalhadores que fomentam o risco de acidentes de trabalho", acrescentam.
Nesse sentido, os dois eleitos do PCP, além de questionarem sobre o acompanhamento que tem sido realizado, nos últimos 10 anos, pela ACT à Almina, solicitam igualmente "o envio das conclusões" destas acções inspectivas.
João Dias e Rita Rato querem também saber quando serão tomadas as "medidas necessárias, em articulação com entidades patronais e organizações representativas dos trabalhadores, para realizar uma campanha nacional de fiscalização e prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais na indústria mineira".


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 23/08/2019
CDS-PP revela lista
pelo distrito de Beja
O CDS-PP já revelou a lista com que vai concorrer pelo distrito de Beja nas eleições Legislativas de 6 de Outubro, que tal como o "CA" tinha revelado será encabeçada pela empresária Inês Palma Teixeira.
07h00 - sexta, 23/08/2019
CM Almodôvar
apoia estudantes
do concelho
A Câmara Municipal de Almodôvar vai manter o apoios às famílias do concelho na aquisição de material escolar para o próximo ano lectivo de 2019-2020.
07h00 - quinta, 22/08/2019
Bispo Rui Valério ainda
recorda Castro Verde
O actual bispo das Forças Armadas, Dom Rui Valério, foi pároco em Castro Verde durante largos anos, localidade que visitou no final do passado mês de Julho.
07h00 - quarta, 21/08/2019
Junta de São Teotónio
entrega viaturas à GNR
A Junta de Freguesia de São Teotónio (concelho de Odemira) entregou recentemente duas viaturas motorizadas à GNR local, no sentido de apoiar a acção da Guarda naquela que é a maior freguesia em área de Portugal.
07h00 - quarta, 21/08/2019
CM Mértola ocupa
jovens e desempregados
A Câmara de Mértola tem abertas, até 6 de Setembro, as inscrições para os programas de ocupação municipal temporária de jovens e de desempregados de longa duração.

Data: 09/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial