07h00 - terça, 23/07/2019

Cerimónias militares
em Castro para festejar
Batalha de Ourique

Cerimónias militares em Castro para festejar Batalha de Ourique

Uma cerimónia militar, uma missa campal e um juramento de bandeira marcam o programa das comemorações do 880º aniversário da Batalha de Ourique em Castro Verde na próxima quinta-feira, 25.
O concelho é o local histórico da Batalha de Ourique, onde D. Afonso Henriques derrotou cinco reis mouros e afirmou Portugal como país, sendo que o programa comemorativo da data contará com as presenças da secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, e do bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério, que foi pároco durante vários anos em Castro Verde.
As comemorações arrancam às 9h00, na Praça do Município com a recepção, com honras militares, da secretária de Estado da Defesa Nacional e restantes autoridades civis e militares. Segue-se uma romagem ao padrão e uma cerimónia militar no sítio de São Pedro das Cabeças, onde decorrerá o hastear da bandeira nacional, a deposição de flores e a homenagem aos mortos em combate.
A iniciativa prossegue depois no Largo da Feira, em Castro Verde, com a realização de uma missa campal, pelas 10h45, presidida pelo bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério, seguindo-se, às 11h30, a realização do juramento de bandeira do VI Turno de 2019 da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR), numa cerimónia que juntará cerca de 60 militares do Regimento de Infantaria (RI) 1 de Beja.
As celebrações são organizadas pela Câmara Municipal de Castro Verde em parceria com a Direcção de História e Cultura Militar e o RI 1 de Beja.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 24/01/2020
Beja vai receber
ministros de
17 países da UE
A cidade de Beja vai receber, no próximo dia 1 de Fevereiro (sábado), a reunião anual do Grupo dos Amigos da Coesão da União Europeia (EU), que juntará os primeiros-ministros e ministros de Portugal, República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha e Itália.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Três detidos por
tráfico em Beja
A GNR deteve nesta quarta-feira, 22, em, Beja, três homens, com idades entre os 24 e os 34 anos, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes no concelho.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Autarcas reúnem com
presidente da ANACOM
Os autarcas do distrito de Beja reúnem nesta sexta-feira, 24, na sede da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), com o presidente da ANACOM-Autoridade Nacional de Comunicações.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Estrada Nacional 2
é um "buraco pegado"
A 26 de Janeiro de 2018 a Infra-estruturas de Portugal (IP) anunciava, através do "CA", que ia avançar com uma empreitada de "grande requalificação" em parte do troço da Estrada Nacional (EN) 2 que liga Aljustrel a Castro Verde.
07h00 - quinta, 23/01/2020
Câmara de Aljustrel exige
obras na Estrada Nacional 2
A Câmara de Aljustrel apresentou nesta terça-feira, 21, nova exposição ao ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, sobre o mau estado em que se encontro o troço Aljustrel-Castro Verde da Estrada Nacional (EN) 2.

Data: 24/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial