07h00 - terça, 20/08/2019

CEBAL garante doutoramento
a três jovens do distrito

CEBAL garante doutoramento a três jovens do distrito

Três jovens investigadores do distrito de Beja que desenvolvem actividades de investigação e desenvolvimento no CEBAL foram contemplados com bolsas de doutoramento apoiadas pela pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
De acordo com fonte oficial do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo, "estas bolsas possibilitarão aos três investigadores do CEBAL a continuidade dos seus trabalhos que incidem sobre a valorização de recursos endógenos abundantes na região, a esteva e o cardo".
O CEBAL acrescenta que no estudo com a esteva "serão explorados os mecanismos de acção de taninos condensados na dieta para melhorar o estado antioxidante dos ruminantes e a qualidade dos seus produtos", num trabalho em parceria com o Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.
No caso do cardo, os dois trabalhos de investigação serão focados no estudo de marcadores genéticos associados a características bioquímicas de interesse em populações portuguesas (parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), e no desenvolvimento de soluções bio-tecnológicas para valorização deste produto como recurso natural para uma agricultura sustentável (parceria com o Instituto de Investigación en Biomoléculas da Universidade de Cádiz e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária de Elvas).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 17/10/2019
EMAS Beja sensibiliza
para participação pública
Estimular a participação e integrar a comunidade na vida pública, através da apresentação de projectos, de ideias inovadoras e de soluções a implementar no concelho de Beja: são estas, em linhas gerais, as grandes metas da iPP-Iniciativa de Participação Pública, a nova aposta da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja na área da Educação e da Sensibilização Ambiental.
07h00 - quinta, 17/10/2019
Convívio de docentes
do concelho de Odemira
Dar as boas-vindas aos professores cerca de 400 docentes que em 2019-2020 vão ensinar nos 46 estabelecimentos de ensino do concelho é o grande objectivo do Convívio Anual do Docente, que a Câmara de Odemira promove nesta quinta-feira, 17.
09h55 - quarta, 16/10/2019
Acidente na A2 perto de Aljustrel provoca um morto
Um morto e dois feridos é, para já, o resultado da colisão entre um veículo pesado e uma carrinha de transporte de valores na Auto-estrada do Sul (A2), na zona de Aljustrel.
07h00 - quarta, 16/10/2019
CIMBAL aprova
orçamento para 2020
O conselho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) aprovou na segunda-feira, 14, por unanimidade, as Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal para o ano de 2020.
07h00 - quarta, 16/10/2019
Biblioteca de Odemira
recebe exposição sobre
dieta mediterrânica
A Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, tem patente até ao dia 29 de Outubro a exposição "Dieta Mediterrânica Património Cultural Imaterial da Humanidade", elaborada pela Câmara de Tavira.

Data: 11/10/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial