07h00 - terça, 20/08/2019

CEBAL garante doutoramento
a três jovens do distrito

CEBAL garante doutoramento a três jovens do distrito

Três jovens investigadores do distrito de Beja que desenvolvem actividades de investigação e desenvolvimento no CEBAL foram contemplados com bolsas de doutoramento apoiadas pela pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
De acordo com fonte oficial do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo, "estas bolsas possibilitarão aos três investigadores do CEBAL a continuidade dos seus trabalhos que incidem sobre a valorização de recursos endógenos abundantes na região, a esteva e o cardo".
O CEBAL acrescenta que no estudo com a esteva "serão explorados os mecanismos de acção de taninos condensados na dieta para melhorar o estado antioxidante dos ruminantes e a qualidade dos seus produtos", num trabalho em parceria com o Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.
No caso do cardo, os dois trabalhos de investigação serão focados no estudo de marcadores genéticos associados a características bioquímicas de interesse em populações portuguesas (parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), e no desenvolvimento de soluções bio-tecnológicas para valorização deste produto como recurso natural para uma agricultura sustentável (parceria com o Instituto de Investigación en Biomoléculas da Universidade de Cádiz e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária de Elvas).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
09h00 - domingo, 15/09/2019
Comício em Beja
com António Costa
O secretário-geral do PS, António Costa, vai estar em Beja neste domingo, 15 de Setembro, para um comício no âmbito da campanha para as eleições Legislativas 2019, agendadas para o próximo dia 6 de Outubro.
16h52 - sexta, 13/09/2019
Homem identificado
em Odemira por incêndio
A GNR de Odemira identificou na terça-feira, 10 de Setembro, um homem de 66 anos por suspeitas de causar um incêndio florestal no concelho, tendo os factos já sido remetidos para o Tribunal Judicial de Odemira.
07h00 - sexta, 13/09/2019
Seca causa prejuízos no Campo Branco
Sem perspectivas de chuva no horizonte e com um quadro de seca cada vez mais acentuado na região, os agricultores do Campo Branco já começaram a recorrer às reservas de feno, palha ou cereais que tinham para o Inverno para alimentar, em pleno Verão, o seu efectivo pecuário.
07h00 - sexta, 13/09/2019
Pedro do Carmo premiado
em Badajoz (Espanha)
O deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, foi um dos distinguidos com o prémio ibérico "FECIEX 2019", tendo recebido nesta quinta-feira, 12, o galardão das mãos do presidente do Ayuntamiento de Badajoz, Francisco Martínez.
07h00 - sexta, 13/09/2019
PSD quer combater
abandono da região
Combater "o abandono da região" é a grande meta traçada pelo cabeça-de-lista do PSD no distrito de Beja nas eleições Legislativas do próximo dia 6 de Outubro.

Data: 13/09/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial