07h00 - segunda, 30/09/2019

Henrique ou Telma?
A decisão é a 6 de Outubro!

Henrique ou Telma? A decisão é a 6 de Outubro!

Durante vários anos eram PS e PCP quem "lutava" por eleger dois dos três deputados que o distrito de Beja tem na Assembleia da República. Até que em 2011 e em 2015 surgiu o PSD (há quatro anos em parceria com o CDS) a intrometer-se nesta contenda à esquerda, elegendo primeiro Carlos Moedas e depois Nilza de Sena. Há quatros anos a deputada do PSD garantiu a eleição por pouco mais de 500 votos, em prejuízo do PS, mas em 2019 os socialistas voltam a acalentar a forte esperança de garantir de novo dois deputados eleitos por Beja, em detrimento do PSD.
Por tudo isto, com a eleição de Pedro do Carmo (PS) e João Dias (CDU) praticamente garantida, o grande atractivo das Legislativas do próximo dia 6 de Outubro no distrito de Beja é mesmo saber quem vai ganhar a "corrida" pelo terceiro deputado: se PS ou PSD (uma vez que no seio da CDU não existe essa expectativa)? A escolha será entre a socialista Telma Guerreiro, vereadora na Câmara de Odemira e com larga experiência em áreas como a intervenção social e a dinamização territorial, e o social-democrata Henrique Silvestre Ferreira, engenheiro agrónomo e uma escolha pessoal de Rui Rio (que não acatou o nome proposto pela Distrital para cabeça-de-lista, Maria Inês Guerreiro).
Entre os socialistas existe muita confiança e os seus responsáveis vincam o facto de o PS apresentar "uma grande equipa", de gente "competente e com provas dadas" e muita vontade de "aprofundar o caminho iniciado" na última legislatura. Além do mais, a boa performance da governação socialista e o facto do PS vencer as Legislativas no distrito de Beja desde 1995 deixam antever "um óptimo resultado" na noite de 6 de Outubro, dizem.
Já entre os sociais-democratas o optimismo tem vindo a aumentar nos últimos dias (as sondagens nacionais têm sido mais animadoras), embora no seio da candidatura exista a consciência de que é preciso "correr atrás do prejuízo" depois de quatro anos em que quase tudo correu mal ao PSD do distrito de Beja, com muitos militantes a criticarem o trabalho desenvolvido por Nilza de Sena. "Não existiu e agora vamos pagar isso", frisam os mais pessimistas, esperando por "um milagre" na noite de 6 de Outubro.
Com a eleição de João Dias garantida e sem grandes possibilidades de chegar ao segundo deputado (salvo uma grande surpresa para todos, comunistas incluídos), a CDU tem andado no terreno a apresentar o trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos e, sobretudo, a criticar duramente a governação do PS.
Além de PS, CDU e PSD, existem mais 14 candidaturas no distrito de Beja: Bloco de Esquerda (que após as Europeias deste ano assumiu a ambição de eleger um deputado em Beja, o que muito dificilmente acontecerá), CDS-PP, PAN, Aliança, Chega!, Aliança Liberal, Livre, Nós, Cidadãos!, MPT, PDR, PCTP-MRPP, PNR, PPM e PTP. Caberá agora aos 123.032 eleitores recenseados no distrito escolher os seus três representantes no Parlamento.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).
07h00 - segunda, 25/05/2020
Odemira recebeu
vigília pelas artes
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Secretário de Estado
acompanha testes à Covid
em Ferreira do Alentejo
O secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, na sua qualidade de coordenador da execução do estado de calamidade do Alentejo devido à pandemia Covid-19, vai realizar nesta sexta-feira, 22, uma visita de trabalho a Ferreira do Alentejo.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Requalificação do lar
de Messejana deverá
avançar até ao Verão
As obras da primeira fase de remodelação e ampliação das instalações do lar da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, na vila de Messejana (concelho de Aljustrel), deverão avançar entre os meses de Julho e Agosto, num investimento total superior a um milhão de euros.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial