07h00 - quinta, 31/10/2019

Câmara de
Castro Verde aprova
orçamento para 2020

Câmara de Castro Verde aprova orçamento para 2020

A Câmara de Castro Verde vai contar com um orçamento de 15 milhões e 250 mil euros no próximo ano de 2020, mais 1,9 milhões que o valor do orçamento deste ano. As Grandes Opções do Plano e Orçamento da autarquia foram aprovadas nesta quarta-feira, 30, em reunião do executivo, com os votos favoráveis dos eleitos do PS e a abstenção dos vereadores da CDU, tendo ainda de ser votada em sessão da Assembleia Municipal.
De acordo com o presidente da Câmara de Castro Verde, o orçamento agora aprovado "aponta 2020 como um ano muito importante, depois do intenso trabalho na preparação de projectos e na instrução de processos necessários à sua concretização".
"No novo ano, a autarquia chega a um ponto fulcral em diversos domínios. Desde logo, a concretização de volumosos investimentos considerados fundamentais para o concelho", observa António José Brito.
Entre estes, destaque para a requalificação das Estrada Municipal 508, entre Castro Verde e Santa Bárbara de padrões, e do Caminho Municipal 1139, de Santa Bárbara de Padrões para a mina de Neves-Corvo, investimento avaliado em quase 1,4 milhões de euros.
A par disso, em 2020 a Câmara de Castro Verde vai avançar com a reabilitação da rua Morais Sarmento (cerca de 325 mil euros) e a construção da Zona de Actividades Económicas (1,8 milhões de euros), assim como concluir as obras em curso para a criação do Centro de Artes (636.500 euros) e a reabilitação do Pavilhão Desportivo Municipal (352.000 euros).
António José Brito frisa ainda que o ano de 2020 será igualmente "essencial" para o arranque das obras de reabilitação da Escola Secundária de Castro Verde, avaliadas em cerca de 1,7 milhões de euros, a que se juntam as obras no Centro Coordenador de Transportes (185.000 euros) e a requalificação urbana do Largo Vítor Prazeres e da rua António Francisco Colaço (122.000 euros).
No próximo ano a Câmara de Castro Verde vai também manter os apoios às juntas de freguesia do concelho, "com um volume de financiamento superior a 503.000 euros". "Neste valor está incluído, para cada uma das autarquias, uma verba de 30.000 euros para investimento", observa António José Brito.
O autarca castrense refere nas acções previstas para o próximo ano estão ainda a revisão do Plano Director Municipal, o alargamento de cemitério municipal, a requalificação do local histórico da batalha de Ourique (em São Pedro das Cabeças), a aquisição de uma Unidade Móvel Médico-Social e a criação de linhas de transportes público, durante todo ano, entre São Marcos da Atabueira e Castro Verde.
"Como se constata, estamos assim à porta de um ano de grandes desafios e de muito trabalho. Como sempre, desde a primeira hora, o nosso objectivo é só um: melhorar diariamente, em todos os domínios, a qualidade de vida e o bem-estar de todas as pessoas do concelho de Castro Verde", conclui António José Brito.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 20/11/2019
Câmara de Almodôvar
distinguida pelo IEFP
A Câmara de Almodôvar foi distinguida com a marca "Entidade Empregadora Inclusiva 2019", atribuída de dois em dois anos pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) como forma de reconhecer publicamente "práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade".
07h00 - quarta, 20/11/2019
Junta de Mértola
incentiva poupança
A Junta de Freguesia de Mértola sorteou, no final de Outubro, aquando das comemorações do Dia Mundial da Poupança, três contas-poupança para crianças do pré-escolar e primeiro ciclo.
07h00 - terça, 19/11/2019
CDU e PS trocam
críticas em Castro Verde
As concelhias da CDU e do PS de Castro Verde emitiram comunicados onde trocam diversas críticas, com os comunistas a considerarem que os dois anos de mandato autárquico do PS no concelho têm sido de "má gestão", ao passo que os socialistas acusam a CDU de preferir "esconder a verdade" e de "não fazer oposição séria".
07h00 - terça, 19/11/2019
Câmara de Beja exige
requalificação da EN 121
A Câmara de Beja exige que o novo Governo tome "medidas rápidas" quer permitam a recuperação do pavimento da Estrada Nacional (EN) 121/ IP 8, no troço que abrange o concelho de Beja.
07h00 - terça, 19/11/2019
Ourique investe
143 mil euros
na Educação
A Câmara de Ourique viu aprovada por fundos comunitários uma candidatura no valor de quase 144 mil euros para a aquisição de equipamentos para todas as escolas do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho (com excepção de Ourique, que obteve financiamento há menos de 10 anos) e para a Escola Básica (EB) 2,3.

Data: 08/11/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial