07h00 - quinta, 31/10/2019

Dupla de Mértola
campeã de pesca

Dupla de Mértola campeã de pesca

Filipe Santos e Valter Silvestre, do Clube de Pesca Desportiva "Os Amigos do Guadiana", de Mértola, são os novos campeões nacionais de pesca ao achigã em embarcação e garantiram o apuramento para o Mundial de 2020, em Lake Murray (EUA).
O Campeonato Nacional da modalidade de 2019 terminou neste mês de Outubro na albufeira do Cabril (Castelo Branco), com os pescadores baixo-alentejanos a fazerem a festa com um total de 24 pontos, menos um que os vice-campeões, Rui Matos, Mauro Silva e Ruben Santos, da Associação do Bairro dos Bombeiros de Castro Verde.
"É uma sensação muito boa, óptima! Estamos muito gratos a quem nos apoiou ao longo deste ano", vinca ao "CA" Filipe Santos, 32 anos, natural de Aldeia dos Fernandes (Almodôvar) e mineiro de profissão. "Estou muito feliz, até porque foi a primeira vez que fui campeão nacional nesta variante", acrescenta Valter Silvestre, 35 anos, que é de São Pedro de Sólis (Mértola) e trabalha como serralheiro.
Na última etapa do Nacional, na albufeira do Cabril, os pescadores do clube de Mértola venceram no primeiro dia de prova, com um peso de 3,462 quilos. No segundo dia foi o trio de Castro Verde a triunfar, com a pesagem de 3,492 quilos. Feitas as contas às seis provas do Campeonato Nacional, Filipe Santos e Valter Silvestre foram campeões com 24 pontos, menos um que Rui Matos, Mauro Silva e Ruben Santos, de Castro Verde, que se sagraram vice-campeões. Em terceiro lugar, com 28 pontos, ficaram Nuno César e António Casimiro, do Grupo Desportivo de Pesca à Linha de Montemor-o-Novo (Évora).
Um título que Filipe e Valter conquistaram na segunda vez em que participaram no Nacional de Pesca ao Achigã em embarcação e que, segundo ambos, teve o seu "segredo". "Sobretudo humildade", refere Filipe, que venceu um Nacional pela primeira vez. "E treinar muito", complementa Valter, que já tem um currículo mais "recheado": quatro vezes campeão nacional (2011, 2015, 2016 e 2017), duas vezes vencedor da Taça de Portugal (2013 e 2017) e campeão nacional de clubes (2013), sempre na variante de pesca ao achigã em margem.
As três equipas que chegaram ao pódio do Campeonato Nacional vão representar Portugal no Campeonato do Mundo de Pesca ao Achigã em Embarcação, que vai decorrer entre 16 e 21 de Novembro em Lake Murray, no estado da Carolina do Sul (EUA). A competição ainda está a mais de um ano de distância, mas a expectativa (e a ambição) de Filipe e Valter é mais que muita.
"Vamos dar o nosso melhor para tentar chegar às medalhas", promete Valter Silvestre. "Vamos dar tudo por tudo para dar o nosso melhor e defender o nome de Portugal ao mais alto nível", reforça Filipe Santos.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 14/12/2019
Praça Dr. Carlos Moreira
inaugurada em Beringel
Os presidentes da Câmara de Beja e da Junta de Freguesia de Beringel, Paulo Arsénio e Vítor Besugo, respectivamente, inauguram neste sábado, 14, pelas 11h30, a requalificada Praça Dr.
07h00 - sexta, 13/12/2019
Estação Biológica
apresentada em Mértola
A Câmara de Mértola promove nesta sexta-feira, 13 de Dezembro, a apresentação pública da futura Estação Biológica de Mértola, que ficará situada no antigo edifício dos silos da EPAC.
07h00 - sexta, 13/12/2019
PS elogia reabertura
da Basílica de Castro
A Concelhia de Castro Verde do PS assinala "com grande alegria" a reabertura ao culto da Basílica Real da vila, concretizada na último domingo, 8, após uma primeira fase de obras de requalificação avaliadas em 65 mil euros.
07h00 - sexta, 13/12/2019
Câmara de Castro Verde
investe na área social
A Câmara de Castro Verde concedeu, ao longo do ano de 2019, um montante de cerca de 276 mil euros em auxílios financeiros às diferentes organizações de carácter social do concelho e em apois na área social.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Agricultores e PSD contestam
restrições nas agro-ambientais
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e a Distrital de Beja do PSD vieram a público contestar a decisão do Ministério da Agricultura de de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial