07h00 - segunda, 04/11/2019

José Duarte Albino: médico, gestor e muito mais!

José Duarte Albino: médico, gestor e muito mais!

Apesar de ter passado 55 anos como presidente da Caixa Agrícola de Aljustrel e Almodôvar, José Duarte Albino só foi gestor executivo a tempo inteiro no banco a partir de 2004.
Médico veterinário de formação, trabalhou como liberal nessa área durante muitos anos, até que em 1977 entrou para o Ministério da Agricultura, liderando então a Comissão Transitória dos Perímetros de Rega do Roxo e Odivelas. "E passado pouco tempo fui nomeado para chefiar a Zona Agrária de Aljustrel. No âmbito destas funções ajudei a formar o ADS (Associação de Defesa Sanitária) do Campo Branco e os serviços continuaram a apoiar a associação", recorda ao "CA".
A par da actividade profissional, José Duarte Albino sempre esteve ligado ao movimento associativo em Aljustrel, tendo exercido cargos em instituições como a Cooperativa Agrícola do Roxo ou a Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, em Messejana. O futebol é outra das suas paixões, daí que tenha presidido ao Mineiro Aljustrelense durante 24 anos. "Fui o primeiro presidente do Mineiro sem ser empregado da mina", observa.
Ao mesmo tempo, continua, "fui sempre um conciliador, de maneira que até me chamavam para resolver problemas familiares. E ainda me chamam! Sempre fui assim na minha vida, pois os meus pais sempre me ensinaram que não devíamos escolher os amigos em função do dinheiro, da religião ou da política".
Tudo isto levou José Duarte Albino a ser distinguido com a Medalha de Honra Dourada do Município de Aljustrel, que recebeu com muito orgulho. Foi ainda sócio-fundador, dirigente e distinguido como sócio-honorário da Cooperativa Hortofrutícola do Roxo, sócio honorário do Mineiro Aljustrelense e também sócio de honra da Associação de Agricultores do Campo Branco. O mesmo não sucedeu com os convites que lhe endereçaram para entrar na vida política. "Nunca quis. Nem antes do 25 de Abril, nem depois do 25 de Abril: nunca aceitei qualquer cargo político", confidencia.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 18/02/2020
Ourique constrói novas ETAR
em Grandaços e Santana da Serra
A Câmara de Ourique vai investir um total de cerca de 283 mil euros nas novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) nas aldeias de Grandaços (já construída) e de Santana da Serra (em construção).
07h00 - terça, 18/02/2020
EMAS faz obras
em Santa Vitória
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja vai iniciar, já no mês de Março, uma intervenção na rede de água da aldeia de Santa Vitória, num investimento avaliado em cerca de 28 mil euros.
07h00 - terça, 18/02/2020
CM Odemira atribui
bolsas de estudo
A Câmara de Odemira vai atribuir, neste ano lectivo de 2019-2020, um total de 61 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e três prémios de mérito para alunos do ensino secundário, num investimento de quase 75 mil euros.
07h00 - segunda, 17/02/2020
"PS presta contas"
na cidade de Beja
O Beja Parque Hotel, na cidade de Beja, recebe nesta segunda-feira, 17, pelas 21h00, a iniciativa "PS Presta Contas", que contará com a presença na ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
07h00 - segunda, 17/02/2020
Saúde no concelho de Odemira
preocupa deputados do PS
Os dois deputados do PS eleitos por Beja questionaram a ministra da Saúde sobre as carências na área da Saúde verificadas no concelho de Odemira e sobre a escassez de profissionais de saúde e de equipamentos no Hospital do Litoral Alentejano.

Data: 07/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial