07h00 - quarta, 06/11/2019

CAO da Cercicoa nos
Grandaços quase a abrir

CAO da Cercicoa nos Grandaços quase a abrir

A Cercicoa, que em Outubro assinalou 40 anos de existência, prevê abrir, até final deste mês de Novembro, o seu novo Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), instalado na aldeia de Grandaços, no concelho de Ourique.
O novo CAO dos Grandaços resulta de uma parceria entre a Cercicoa e a Câmara de Ourique, sendo que para o efeito foi adaptado o Centro de Convívio da aldeia. O investimento está avaliado em 64 mil euros e é financiado em 85% pela União Europeia, estando prevista a criação de quatro novos postos de trabalho.
A nova resposta irá apoiar uma dezena de jovens e adultos com deficiência grave ou profunda, promovendo a sua valorização pessoal e integração social através das artes, permitindo igualmente o desenvolvimento possível das suas capacidades.
"Vai ser um espaço que, tendencialmente, deverá especializar-se em artes plásticas. Vamos lá ter uma espécie de atelier gigante, onde as pessoas possam trabalhar desde a pintura à escultura. Esse é o nosso objectivo, além da componente de recuperação", justifica o presidente da Cercicoa, que destaca ainda outra mais-valia desta nova resposta: a descentralização de serviços.
"É muito importante descentralizar serviços para reduzir percursos, pois temos pessoas que vêm do concelho de Odemira e ir e vir todos os dias é desgastante… Por isso, há alguns anos que temos vindo a trabalhar no sentido de reduzir estas distâncias e de criar estruturas intermédias", observa António Matias.
A par da abertura do CAO dos Grandaços, a Cercicoa tem mais projectos "em marcha". Em Ourique está para breve o arranque das obras de adaptação de um imóvel municipal em lar-residencial, empreitada da responsabilidade da autarquia local.
Em Castro Verde deve avançar, ainda neste ano de 2019, a construção de duas residências-autónomas em dois lotes de terreno cedidos pela Câmara Municipal.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 18/02/2020
Ourique constrói novas ETAR
em Grandaços e Santana da Serra
A Câmara de Ourique vai investir um total de cerca de 283 mil euros nas novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) nas aldeias de Grandaços (já construída) e de Santana da Serra (em construção).
07h00 - terça, 18/02/2020
EMAS faz obras
em Santa Vitória
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja vai iniciar, já no mês de Março, uma intervenção na rede de água da aldeia de Santa Vitória, num investimento avaliado em cerca de 28 mil euros.
07h00 - terça, 18/02/2020
CM Odemira atribui
bolsas de estudo
A Câmara de Odemira vai atribuir, neste ano lectivo de 2019-2020, um total de 61 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e três prémios de mérito para alunos do ensino secundário, num investimento de quase 75 mil euros.
07h00 - segunda, 17/02/2020
"PS presta contas"
na cidade de Beja
O Beja Parque Hotel, na cidade de Beja, recebe nesta segunda-feira, 17, pelas 21h00, a iniciativa "PS Presta Contas", que contará com a presença na ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
07h00 - segunda, 17/02/2020
Saúde no concelho de Odemira
preocupa deputados do PS
Os dois deputados do PS eleitos por Beja questionaram a ministra da Saúde sobre as carências na área da Saúde verificadas no concelho de Odemira e sobre a escassez de profissionais de saúde e de equipamentos no Hospital do Litoral Alentejano.

Data: 07/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial