07h00 - sexta, 15/11/2019

Congresso em Beja
para debater Soror
Mariana Alcoforado

Congresso em Beja para debater Soror Mariana Alcoforado

Perto de meia centena de participantes, oriundos de sete países, vão estar neste fim-de-semana, 15 a 17 de Novembro, em Beja, para a primeira edição do "3,5C-Congresso Internacional Mariana Alcoforado", dedicado a Soror Mariana Alcoforado.
A iniciativa é promovida pelas universidades Nova de Lisboa e de Massachusetts Dartmouth (EUA), com os apoios da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Câmara de Beja, Biblioteca Nacional de Portugal e Museu Regional de Beja, tendo como mote a freira portuguesa que se acredita ter escrito as cinco cartas de amor publicadas há 350 anos, em Paris.
O congresso arranca nesta sexta-feira, 15, em Lisboa, na Biblioteca Nacional de Portugal, onde terá lugar a concentração dos congressistas e abertura do evento, com uma visita guiada à exposição bibliográfica sobre as Lettres Portugaises.
Depois, os congressistas viajam para Beja, onde ao longo de dois dias estão previstas três visitas guiadas, seis homenagens (a Mariana Alcoforado, Noël Bouton, Luciano Cordeiro, Florbela Espanca, Luís Amaro, Leonel Borrela) e o lançamento de quatro livros, além de 42 comunicações em torno do mote "Melancholy, Love and Letters".
O programa do congresso inclui ainda, um concerto de música sacra e profana, pelo Coro do Carmo de Beja, dirigido pelo padre António Cartageno.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 14/12/2019
Praça Dr. Carlos Moreira
inaugurada em Beringel
Os presidentes da Câmara de Beja e da Junta de Freguesia de Beringel, Paulo Arsénio e Vítor Besugo, respectivamente, inauguram neste sábado, 14, pelas 11h30, a requalificada Praça Dr.
07h00 - sexta, 13/12/2019
Estação Biológica
apresentada em Mértola
A Câmara de Mértola promove nesta sexta-feira, 13 de Dezembro, a apresentação pública da futura Estação Biológica de Mértola, que ficará situada no antigo edifício dos silos da EPAC.
07h00 - sexta, 13/12/2019
PS elogia reabertura
da Basílica de Castro
A Concelhia de Castro Verde do PS assinala "com grande alegria" a reabertura ao culto da Basílica Real da vila, concretizada na último domingo, 8, após uma primeira fase de obras de requalificação avaliadas em 65 mil euros.
07h00 - sexta, 13/12/2019
Câmara de Castro Verde
investe na área social
A Câmara de Castro Verde concedeu, ao longo do ano de 2019, um montante de cerca de 276 mil euros em auxílios financeiros às diferentes organizações de carácter social do concelho e em apois na área social.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Agricultores e PSD contestam
restrições nas agro-ambientais
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e a Distrital de Beja do PSD vieram a público contestar a decisão do Ministério da Agricultura de de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial