07h00 - sexta, 15/11/2019

Congresso em Beja
para debater Soror
Mariana Alcoforado

Congresso em Beja para debater Soror Mariana Alcoforado

Perto de meia centena de participantes, oriundos de sete países, vão estar neste fim-de-semana, 15 a 17 de Novembro, em Beja, para a primeira edição do "3,5C-Congresso Internacional Mariana Alcoforado", dedicado a Soror Mariana Alcoforado.
A iniciativa é promovida pelas universidades Nova de Lisboa e de Massachusetts Dartmouth (EUA), com os apoios da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Câmara de Beja, Biblioteca Nacional de Portugal e Museu Regional de Beja, tendo como mote a freira portuguesa que se acredita ter escrito as cinco cartas de amor publicadas há 350 anos, em Paris.
O congresso arranca nesta sexta-feira, 15, em Lisboa, na Biblioteca Nacional de Portugal, onde terá lugar a concentração dos congressistas e abertura do evento, com uma visita guiada à exposição bibliográfica sobre as Lettres Portugaises.
Depois, os congressistas viajam para Beja, onde ao longo de dois dias estão previstas três visitas guiadas, seis homenagens (a Mariana Alcoforado, Noël Bouton, Luciano Cordeiro, Florbela Espanca, Luís Amaro, Leonel Borrela) e o lançamento de quatro livros, além de 42 comunicações em torno do mote "Melancholy, Love and Letters".
O programa do congresso inclui ainda, um concerto de música sacra e profana, pelo Coro do Carmo de Beja, dirigido pelo padre António Cartageno.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 12/12/2019
Câmara de Beja vende
nove lotes industriais
A Câmara de Beja concretizou na terça-feira, 10, a venda de nove lotes na Zona de Acolhimento Empresarial Norte para a instalação de equipamentos industrais e de apoio à actividade económica, num montante total de pouco mais de 212 mil euros.
07h00 - quarta, 11/12/2019
Projecto "PlaCarvões"
recebe prémio regional
O projecto "PlaCarvões: De Plásticos a Carvões Activados-Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos", venceu o prémio "Economia Circular nas Instituições Não Empresariais do Alentejo", atribuído pela ADRAL e pela CCDR do Alentejo.
07h00 - quarta, 04/12/2019
Comitiva da Esdime
de visita à França
A cooperativa Esdime, com sede em Messejana, promove até sexta-feira, 6, uma missão técnica com representantes do Baixo Alentejo à região francesa de Hauts-de-France, no sentido de conhecer as boas práticas praticadas localmente ao nível "do empreendedorismo agrícola", da "valorização da produção" ou da "transição energética e ecológica".
07h00 - terça, 03/12/2019
EMAS Beja não
aumenta preço
da água em 2020
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja não vai aumentar as tarifas da água e saneamento no próximo ano de 2020, garante ao "CA" o adminstrador-executivo da intituição.
07h00 - terça, 03/12/2019
Campanha de Natal
no comércio local do
concelho de Odemira
Apelar ao consumo no comércio tradicional é o objectivo da campanha "Natal é no Comércio Local", que a Câmara de Odemira promove até 6 de Janeiro em parceria com os comerciantes do concelho.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial