10h00 - quarta, 27/11/2019

Cante celebrado
no Baixo Alentejo

Cante celebrado no Baixo Alentejo

Diversas câmaras municipais do distrito de Beja assinalam nesta quarta-feira, 27 de Novembro, o quinto aniversário do reconhecimento do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Em Castro Verde as comemorações arrancam às 11h00, na Praça da República, com a iniciativa "Cante da Escola vai à Praça". Depois, pelas 21h00, o cine-teatro municipal recebe um espectáculo com "As Camponesas de Castro Verde", "Os Ganhões de Castro Verde" e o grupo "Cantares do Campo Branco", recém-criado e que se apresenta pela primeira vez no concelho.
Os festejos continuarão no sábado, 30, com o Encontro de Grupos Corais do Concelho, que se realiza a partir da 16h00 no anfiteatro municipal. Na mesma ocasião é inaugurada uma instalação fotográfica comemorativa da data.
Por sua vez, em Beja está prevista uma "Rota do Cante ao Entardecer", que arranca pelas 18h00 e passará por alguns dos monumentos da cidade, casos do Museu Regional, Igreja de Santa Maria, Sé Catedral, Igreja dos Prazeres e Igreja da Misericórdia. Participam na rota os grupos corais "Cantadores de Beringel", de Mombeja, da Salvada, das Neves, "Searas ao Vento", "Estrelas do Alentejo", "As Rosinhas", "Douradas Espigas", "Moços do Penedo Gordo" e "Cantares do Desassossego".
Já em Aljustrel as comemorações arrancam às 18h00, com a inauguração da exposição "Rostos do Cante, no dia da classificação pela UNESCO". Às 18h15 os grupos corais do concelho actuam no edifício dos Paços do Concelho e, pelas 21h00, é exibido no auditório da Biblioteca Municipal o documentário "Alentejo, Alentejo", de Sérgio Tréfaut.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 24/09/2020
Presidente do PSD quer mais eleitos
autárquicos no distrito de Beja
O presidente do PSD quer reforçar a implantação do partido no distrito de Beja e, nesse sentido, ambiciona garantir mais eleitos social-democratas nas eleições Autárquicas de 2021.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Mértola com plano de
adaptação à pandemia
para a Educação
Minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus entre a comunidade escolar local é o principal objectivo do Plano de Adaptação à Covid-19 que acaba de ser lançado pela Câmara de Mértola, em parceria com o Centro ABC-Algarve Biomedical Center, e representa um investimento de cerca de 33500 euros.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Embaixador da Suíça
reuniu com executivo
da Câmara de Beja
O executivo da Câmara de Beja recebeu na terça-feira, 22, o embaixador da Suíça em Portugal, André Regli, numa visita oficial que teve como objectivo apresentar a nova cônsul da Embaixada, Magdalena Betschart, e o novo cônsul honorário em Loulé, Thomas Kottmann, cuja área de jurisdição abrange o distrito de Beja.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Crianças da creche de Ourique com testes à Covid-19 negativos
Os testes de despistagem à Covid-19 realizados a 18 crianças da creche da Misericórdia de Ourique, onde foram detectados dois caso positivos na passada semana ligados ao surto de Santa Luzia, deram todos negativos, adianta ao "CA" o presidente da Câmara Municipal local.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Presidente do PSD debate
aeroporto de Beja com a Distrital
Rui Rio, presidente do PSD, vai estar nesta quarta-feira, 23, na cidade de Beja, para uma reunião de trabalho solicitada pela Comissão Política Distrital de Beja, liderada por Gonçalo Valente.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial