07h00 - terça, 03/12/2019

EMAS Beja não
aumenta preço
da água em 2020

EMAS Beja não aumenta preço da água em 2020

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja não vai aumentar as tarifas da água e saneamento no próximo ano de 2020, garante ao "CA" o adminstrador-executivo da intituição.
De acordo com Rui Marreiros, esta medida resulta dos últimos dois anos de gestão na EMAS, marcados por uma recuperação financeira "sem precedentes em toda a linha" da empresa.
"Neste sentido, e fruto de um plano estratégico, financeiro e operacional, vai ser possível manter os preços para 2020, não estando previstos quaisquer aumentos nas tarifas de água e saneamento, num sinal claro da prioridade dada aos munícipes do concelho de Beja", sublinha o gestor.
Rui Marreiros observa que "apesar das circunstâncias actuais e do ponto de partida de há dois anos não serem favoráveis, o actual momento da EMAS de Beja é francamente positivo em termos de eficiência operacional, com previsão de alcançar os melhores resultados de sempre, por exemplo, ao nível da diminuição do número de roturas e de água não facturada, entre outros".
Também a nível financeiro foi "possível traçar uma rota de recuperação, não existindo, no presente, quaisquer dívidas vencidas, com todos os pagamentos dentro do prazo e honrados todos os compromissos assumidos", acrescenta o administrador-executivo da EMAS.
Ainda assim, Rui Marreiros alerta para o facto de se manter "a dificuldade de acesso a financiamento para a renovação de infra-estruturas", o que se deve ao "desequilíbrio gerado no passado a que acresce a impossibilidade de acesso a financiamentos comunitários, interrompido que foi o processo de agregação das entidades gestoras 'em baixa' para a criação de uma empresa 100% pública, situação que inviabilizou um investimento de 20 milhões de euros para o concelho de Beja".
"A interrupção deste processo de agregação não prejudicou apenas a captação de investimentos, mas também todos os munícipes do concelho de Beja, já que se estava prevista uma redução do preço da água que ficou assim igualmente inviabilizada", nota Rui Marreiro.
A par disto, acrescenta o administrador da EMAS, "também os colaboradores da empresa viram vedada a possibilidade de melhorias salariais e outras regalias, com desataque para um aumento remuneratório de cerca de 20%, que ficou também sem qualquer possibilidade de se concretizar".
Ainda assim, Rui Marreiros garante que o Plano Plurianual de Investimento da EMAS para 2020 mantém a aposta "na eficiência da gestão da rede, o que representa um investimento aproximado de 400 mil euros".
"A consolidação da preparação operacional e financeira para a área do saneamento em 2020 e 2021, também já se encontrar em execução, que pela sua importância assume-se com uma das prioridades da EMAS de Beja", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 24/09/2020
IN Castro apoia
criação de 22 novos
postos de trabalho
O IN Castro-Centro de Ideias e Negócios de Castro Verde, dinamizado pela Câmara Municipal local, instruiu na íntegra um total de 16 candidaturas de empresas ao programa "+CO3SO-Emprego Interior", cuja aprovação permitirá a criação de 22 novos postos de trabalho no concelho e a concretização de um investimento global de 1265490,66 euros.
07h00 - sexta, 18/09/2020
Programa de Apoio ao
Investimento da Diáspora
apresentado em Beja
O Governo ambiciona aumentar o volume de investimento realizado pela diáspora em Portugal, nomeadamente nos territórios do interior ou de baixa densidade populacional, garantiu em Beja, nesta quinta-feira, 17, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.
07h00 - quinta, 17/09/2020
CM Castro Verde apresenta problema da Derrama ao Governo
A Câmara de Castro Verde manifestou esta semana ao Ministério das Finanças o seu "total descontentamento" com uma nova retenção da receita da Derrama, num valor acima dos 486 mil euros, correspondente ao imposto cobrado no ano de 2008.
07h00 - quarta, 16/09/2020
Estratégia Regional do
Alentejo 2030 aprovada
Os membros do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo aprovaram na segunda-feira, 14, em reunião extraordinária, o documento de orientação estratégica da Estratégia Regional do Alentejo 2030.
07h00 - quinta, 03/09/2020
Maior plantação de
cannabis medicinal
está em Aljustrel
A maior plantação de cannabis para fins medicinais da Europa está no concelho de Aljustrel, numa área actual de nove hectares que vai crescer para 40, em 2021, revela a Câmara Municipal.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial