07h00 - quarta, 18/12/2019

Agro-ambientais:
FAABA elogia
recuo do Governo

Agro-ambientais: FAABA elogia recuo do Governo

A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) aplaude o recuo do Ministério da Agricultura na decisão de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário. Depois de muitas críticas, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, anunciou na segunda-feira, 16, que os apoios à totalidade das medidas agro-ambientais iriam ser prolongados em 2020, permitindo uma transição entre o actual e o próximo período de programação.
Em comunicado, a FAABA elogia esta decisão, ainda mais por ter sido anunciada na sequência da apresentação do pacto ecológico "Green Deal", pela Comissão Europeia, estratégia europeia que estabelece, no que diz respeito à agricultura, "um compromisso orientador e integrador das prioridades da União Europeia para os desafios que enfrenta em termos de clima, ambiente e biodiversidade".
"Os agricultores do Alentejo, integrados na FAABA, reveem-se nestas metas relacionadas com a luta contra as alterações climáticas, com a produção de alimentos de forma sustentável e segura, com a preservação da biodiversidade", assume a federação, sublinhando que "este é o desafio a que os agricultores têm vindo a dar resposta através da apropriada adopção de medidas agro-ambientais que tem vindo a ser seguida com compromisso e empenho".
A FAABA refere ainda que a "estratégia europeia anunciada tem como objectivos fomentar não só a produção sustentável de alimentos, bem como acções que promovam o conhecimento sobre o que é e como se faz agricultura".
"É importante comunicar melhor o papel dos agricultores na estratégia integrada de protecção do ambiente. Nesse processo, a PAC é um instrumento essencial para atingir esta meta e, simultaneamente, para a dinâmica e o desenvolvimento da agricultura e do mundo rural das suas diferentes vertentes económica, social, demográfica", acrescenta a federação.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
09h46 - terça, 20/10/2020
Três casos de Covid-19
confirmados no IPBeja
Foram confirmados neste fim-de-semana três novos casos de alunos infectados com a Covid-19 no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), a que se juntam os dois registados em Setembro, revelou nesta terça-feira, 20, a instituição.
07h00 - terça, 20/10/2020
Castro Verde debate
revisão do PDM
A Câmara de Castro Verde promove nesta terça-feira, 20 de Outubro, pelas 21h00, um fórum de auscultação pública sobre o processo em curso de revisão do Plano Director Municipal (PDM).
07h00 - terça, 20/10/2020
OP de Castro Verde revela
vencedores da edição de 2020
A proposta "Pelo Direito ao Vento nos Cabelos: Pedalar sem Idade Castro Verde ", apresentada por Cidália Alves Guerreiro, foi a vencedora da edição de 2020 do "Orçamento Participativo" (OP) da Câmara de Castro Verde.
07h00 - terça, 20/10/2020
Novo surto de
Covid-19 noutro
lar de Beja
As autoridades de saúde confirmaram nesta segunda-feira, 19, um novo surto de Covid-19 em mais um lar da cidade de Beja, desta feita o Centro Paroquial e Social do Salvador, com um total de 31 pessoas, entre utentes e funcionários.
07h00 - terça, 20/10/2020
Detido por tráfico
de droga em Beja
A GNR deteve no passado sábado, 17 de Outubro, perto de Baleizão, no concelho de Beja, um homem de 37 anos por suspeitas do crime de tráfico de estupefacientes.

Data: 09/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial