07h00 - sexta, 10/01/2020

Odemira promove
banda desenhada

Odemira promove banda desenhada

Afirmar Odemira como um dos principais centros de desenvolvimento da banda desenhada na região é um dos objectivos da 14ª edição da BDTECA-Mostra de Banda Desenhada de Odemira, que vai decorrer entre os meses de Janeiro e Março na Biblioteca Municipal José Saramago.
A iniciativa é promovida pela Câmara de Odemira, em parceria com a Sopa dos Artistas-Associação Local de Artistas Plásticos, e visa, igualmente, divulgar este género artístico entre o público juvenil e adulto, e estimular a criatividade.
O arranque das inscrições do 14º Concurso Nacional de Banda Desenhada de Odemira marca o início das actividades da BDTECA 2020, sendo que a 18 de Janeiro é inaugurada a exposição "Tiras de BD: Segura Net", cedida pela SeguraNet e patente até 7 de Fevereiro e que, no âmbito do Dia da Internet Segura, pretende alertar através da BD para os perigos da Internet, nomeadamente o cyberbullying nas redes sociais, o plágio ou a protecção de dados.
Esta mostra irá depois, durante o mês de Fevereiro, ser exibida nas bibliotecas escolares do concelho.
Entre 8 de Fevereiro e 5 de Março decorrerá a exposição de ilustração "A Viagem do Elefante", de João Amaral, inspirada na obra homónima de José Saramago e que é apreentada no ano em que se assinala o 20º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago. Nesse sentido, será também apresentado, a 21 de Fevereiro, o livro ilustrado A Viagem do Elefante, de João Amaral.
Já a exposição de BD "ComEdu: Comics for Education" estará patente na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves entre os dias 10 de Fevereiro e 7 de Março. Esta mostra resulta de um projecto que une três países (Estónia, Letónia e Portugal) e foca-se no uso da BD como "ferramenta na educação não-formal entre jovens e jovens adultos".
No dia 6 de Março terá lugar o workshop de ilustração "O teu sítio", por Daniela Viçoso, Amanda Baeza, João Carola e Duarte Maria, dirigido a alunos do ensino secundário. Este grupo irá dinamizar, no dia seguinte, o workshop "Banda desenhada para pessoas que acham que não sabem desenhar", dirigido ao público em geral.
Também no dia 7 de Março será inaugurada a exposição dos trabalhos e revelados os vencedores do Concurso Nacional de Banda Desenhada. A mostra estará patente até dia 20 de Março.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 18/02/2020
Ourique constrói novas ETAR
em Grandaços e Santana da Serra
A Câmara de Ourique vai investir um total de cerca de 283 mil euros nas novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) nas aldeias de Grandaços (já construída) e de Santana da Serra (em construção).
07h00 - terça, 18/02/2020
EMAS faz obras
em Santa Vitória
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja vai iniciar, já no mês de Março, uma intervenção na rede de água da aldeia de Santa Vitória, num investimento avaliado em cerca de 28 mil euros.
07h00 - terça, 18/02/2020
CM Odemira atribui
bolsas de estudo
A Câmara de Odemira vai atribuir, neste ano lectivo de 2019-2020, um total de 61 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e três prémios de mérito para alunos do ensino secundário, num investimento de quase 75 mil euros.
07h00 - segunda, 17/02/2020
"PS presta contas"
na cidade de Beja
O Beja Parque Hotel, na cidade de Beja, recebe nesta segunda-feira, 17, pelas 21h00, a iniciativa "PS Presta Contas", que contará com a presença na ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
07h00 - segunda, 17/02/2020
Saúde no concelho de Odemira
preocupa deputados do PS
Os dois deputados do PS eleitos por Beja questionaram a ministra da Saúde sobre as carências na área da Saúde verificadas no concelho de Odemira e sobre a escassez de profissionais de saúde e de equipamentos no Hospital do Litoral Alentejano.

Data: 07/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial