07h00 - quarta, 22/01/2020

Crianças de Aljustrel
viram "arqueólogas"

Crianças de Aljustrel viram "arqueólogas"

O projecto educativo do Museu Municipal de Aljustrel em 2019-2020 está a dar destaque a temas relacionados com a arqueologia, através da dinamização, junto dos mais novos, da actividade "Arqueólogo por um dia".
Fonte municipal explica ao "CA" que a escolha desta temática "deve-se, sobretudo, à importância que os trabalhos arqueológicos têm tido neste concelho, nomeadamente, para ajudar a compreender o seu passado e a sua história".
"E porque a exposição permanente do Museu integra grande parte do espólio recolhido neste território e, entre outras matérias, permite também desvendar a importância que a actividade mineira tem em Aljustrel desde o período romano", acrescenta a mesma fonte.
Nesse sentido, as actividades programadas pelo Museu Municipal de Aljustrel para as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico têm consistido, numa primeira fase, "na recriação de uma área arqueológica, que foi propositadamente instalada no Museu", em que os alunos participantes, "munidos de pás, pincéis, picaretas, baldes e sacos de acondicionamento, transformaram-se em pequenos arqueólogos".
"Nesta escavação 'a fingir' as crianças recolheram os vários fragmentos que consideraram importantes, como cerâmicas, dedicando-se ainda à limpeza, catalogação e restauro das peças, sempre acompanhadas pelas técnicas do Museu. A acção, porém, só termina com uma visita ao laboratório de restauro do Museu Municipal de Aljustrel onde, de facto, decorrem os verdadeiros trabalhos", conclui a Câmara de Aljustrel em comunicado.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h00 - domingo, 25/10/2020
Hospital de Beja assinala
meio século de existência
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULBSA) promove neste domingo, 25 de Outubro, a cerimónia comemorativa do 50º aniversário do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.
10h00 - domingo, 25/10/2020
Domingas Pereira
é a mandatária distrital
de João Ferreira
A médica Domingas Pereira, que exerce funções no hospital de Beja, é a mandatária distrital da candidatura de João Ferreira às eleições Presidenciais de 2021, revelou ao "CA" fonte oficial da candidatura apoiada pelo PCP.
07h00 - sexta, 23/10/2020
Urgências de
Castro Verde vão
ser ampliadas
O edifício actual do Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro de Saúde de Castro Verde irá ser ampliado, numa parceria entre a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e a Câmara Municipal local.
07h00 - sexta, 23/10/2020
Candidato à Presidência
da República apoiado pelo
PCP em Cuba e Beja
João Ferreira, candidato à Presidência da República apoiado pelo PCP, vai estar nesta sexta-feira, 23, nos concelhos de Cuba e de Beja, "para contactar com casos de destruição do património".
07h00 - quinta, 22/10/2020
União Europeia
chega a acordo
para a nova PAC
Os 27 Estados-membros da União Europeia já chegaram a um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação, revela o Ministério da Agricultura.

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial