07h00 - quarta, 22/01/2020

Crianças de Aljustrel
viram "arqueólogas"

Crianças de Aljustrel viram "arqueólogas"

O projecto educativo do Museu Municipal de Aljustrel em 2019-2020 está a dar destaque a temas relacionados com a arqueologia, através da dinamização, junto dos mais novos, da actividade "Arqueólogo por um dia".
Fonte municipal explica ao "CA" que a escolha desta temática "deve-se, sobretudo, à importância que os trabalhos arqueológicos têm tido neste concelho, nomeadamente, para ajudar a compreender o seu passado e a sua história".
"E porque a exposição permanente do Museu integra grande parte do espólio recolhido neste território e, entre outras matérias, permite também desvendar a importância que a actividade mineira tem em Aljustrel desde o período romano", acrescenta a mesma fonte.
Nesse sentido, as actividades programadas pelo Museu Municipal de Aljustrel para as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico têm consistido, numa primeira fase, "na recriação de uma área arqueológica, que foi propositadamente instalada no Museu", em que os alunos participantes, "munidos de pás, pincéis, picaretas, baldes e sacos de acondicionamento, transformaram-se em pequenos arqueólogos".
"Nesta escavação 'a fingir' as crianças recolheram os vários fragmentos que consideraram importantes, como cerâmicas, dedicando-se ainda à limpeza, catalogação e restauro das peças, sempre acompanhadas pelas técnicas do Museu. A acção, porém, só termina com uma visita ao laboratório de restauro do Museu Municipal de Aljustrel onde, de facto, decorrem os verdadeiros trabalhos", conclui a Câmara de Aljustrel em comunicado.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 24/09/2020
Presidente do PSD quer mais eleitos
autárquicos no distrito de Beja
O presidente do PSD quer reforçar a implantação do partido no distrito de Beja e, nesse sentido, ambiciona garantir mais eleitos social-democratas nas eleições Autárquicas de 2021.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Mértola com plano de
adaptação à pandemia
para a Educação
Minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus entre a comunidade escolar local é o principal objectivo do Plano de Adaptação à Covid-19 que acaba de ser lançado pela Câmara de Mértola, em parceria com o Centro ABC-Algarve Biomedical Center, e representa um investimento de cerca de 33500 euros.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Embaixador da Suíça
reuniu com executivo
da Câmara de Beja
O executivo da Câmara de Beja recebeu na terça-feira, 22, o embaixador da Suíça em Portugal, André Regli, numa visita oficial que teve como objectivo apresentar a nova cônsul da Embaixada, Magdalena Betschart, e o novo cônsul honorário em Loulé, Thomas Kottmann, cuja área de jurisdição abrange o distrito de Beja.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Crianças da creche de Ourique com testes à Covid-19 negativos
Os testes de despistagem à Covid-19 realizados a 18 crianças da creche da Misericórdia de Ourique, onde foram detectados dois caso positivos na passada semana ligados ao surto de Santa Luzia, deram todos negativos, adianta ao "CA" o presidente da Câmara Municipal local.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Presidente do PSD debate
aeroporto de Beja com a Distrital
Rui Rio, presidente do PSD, vai estar nesta quarta-feira, 23, na cidade de Beja, para uma reunião de trabalho solicitada pela Comissão Política Distrital de Beja, liderada por Gonçalo Valente.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial