08h00 - quarta, 01/04/2020

Nova área de testes à
Covid-19 na cidade de Beja

Nova área de testes à Covid-19 na cidade de Beja

Depois do hospital, também o Centro de Saúde de Beja já tem a a funcionar uma área para a realização de colheitas e testes ao coronavírus Covid-19, situada no parque de estacionamento dos funcionários da unidade, na parte lateral ao estacionamento da Segurança Social.
"Esta é mais uma resposta organizada na sequência da entrada de Portugal na fase de mitigação da pandemia de Covid-19, cumprindo assim a norma da DGS para o efeito", explica ao "CA" a administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
De acordo com a mesma fonte, a realização do teste Covid-19 "destina-se aos utentes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, encaminhados pela Linha Saúde 24 ou enviados pelos centros de saúde da área da ULSBA". As colheitas são realizadas "mediante agendamento telefónico prévio, das 9h00 às 13h00, sete dias por semana", sendo que o transporte para o local é realizado, "preferencialmente, em veículo próprio".
Acrescenta a ULSBA que os utentes referenciados pela Linha SNS 24 para fazer teste devem solicitar o agendamento da colheita pelo telefone 284 313 420 ou pelo e-mail testecovid19@ulsba.min-saude.pt.
Esta zona de colheitas no Centro de Saúde de Beja surge integrada na nova Área Dedicada à Covid-19 (ADC Comunidade) da unidade, destinada apenas a atendimento de utentes com suspeitas de infecção pelo novo coronavírus, encaminhados pela Linha Saúde 24 ou triados nos centros de saúde.
"Trata-se de um espaço completamente separado do atendimento aos doentes que não apresentem suspeitas de Covid-19", sendo composto "por áreas diferenciadas para recepção, espera e observação de doentes suspeitos de Covid-19 e instalações sanitárias separadas dos restantes utentes", revela a ULSBA.
A equipa de saúde da ADC Comunidade, que funciona todos os dias das 8h00 às 20h00, é constituída por médico, enfermeiro, assistente operacional, assistente técnico e uma equipa de limpeza.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).
07h00 - segunda, 25/05/2020
Odemira recebeu
vigília pelas artes
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Secretário de Estado
acompanha testes à Covid
em Ferreira do Alentejo
O secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, na sua qualidade de coordenador da execução do estado de calamidade do Alentejo devido à pandemia Covid-19, vai realizar nesta sexta-feira, 22, uma visita de trabalho a Ferreira do Alentejo.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Requalificação do lar
de Messejana deverá
avançar até ao Verão
As obras da primeira fase de remodelação e ampliação das instalações do lar da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, na vila de Messejana (concelho de Aljustrel), deverão avançar entre os meses de Julho e Agosto, num investimento total superior a um milhão de euros.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial