07h00 - sexta, 03/07/2020

Distrito de Beja
tem sete candidatos
a "maravilha"

Distrito de Beja tem sete candidatos a "maravilha"

Já são conhecidos os sete finalistas regionais do distrito de Beja no concurso das "7 Maravilhas da Cultura Popular", iniciativa que pretende reconhecer o património cultural material e imaterial de Portugal.
Os finalistas das diversas regiões foram revelados no passado dia 7 de Junho e o vencedor será revelado na quarta-feira, 8, em Cuba, com transmissão na RTP1 durante a manhã e a tarde.
O concelho de Odemira é o mais "representado" entre os sete nomeados do distrito de Beja, com a inclusão entre os finalistas do cante ao baldão acompanhado com viola campaniça (integrado na categoria "Músicas e Danças"), da construção de viola campaniça ("Artefactos) e da pesca artesanal no Litoral Alentejano ("Rituais e Costumes").
"A nossa tradição e o nosso património cultural estão de parabéns", refere em comunicado a Câmara de Odemira, que apresentou estas três candidaturas.
A estes três "patrimónios da cultura popular" provenientes do concelho de Odemira junta-se entre os finalistas regionais do distrito de Beja as talhas de Beringel (concelho de Beja),uma candidatura conjunta entre a Câmara de Beja e a Junta de Freguesia de Beringel que tem como objectivo"promover o território aliado à tradição oleira" da vila.
"A produção de objectos de barro e de talhas, em particular, na zona de Beringel vem desde a antiguidade, como o comprovam os vestígios arqueológicos encontrados na região", revela o presidente da Junta de Freguesia, Vítor Besugo, acrescentando que hoje em dia existe"apenas um homem que preserva esta herança", o oleiro António Mestre.
São ainda finalistas regionais das "7 Maravilhas da Cultura Popular" as botas alentejanas (Cuba), o cante alentejano (Serpa), e a abertura das talhas e o vinho de talha (Vidigueira).
Recorde-se que o concurso "7 Maravilhas da Cultura Popular" é organizado em sete categorias distintas ("Artesanato", "Lendas e Mitos", "Festas e Feiras", "Músicas e Danças", "Rituais e Costumes", "Procissões e Romarias" e "Artefactos").
A organização da iniciativa recebeu 504 candidaturas que foram avaliadas pelo conselho científico, que atribuiu o selo a 471 nomeados. Depois das galas regionais, a gala final, onde serão eleitas as "7 Maravilhas da Cultura Popular" de Portugal, irá acontecer no dia 5 de Setembro.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 12/08/2020
Seca no Parque Natural
do Sudoeste Alentejano
preocupa autarcas
Os presidentes das câmaras municipais de Odemira, Sines, Aljezur e Vila do Bispo manifestaram-se preocupados com a seca que afecta as bacias do Mira e do Barlavento algarvio, exigindo "a elaboração de planos de contingência" para fazer face a uma situação que "tende a agravar-se".
07h00 - quarta, 12/08/2020
Castro Verde: Presidente da Assembleia Municipal renuncia ao cargo
A presidente da Assembleia Municipal de Castro Verde, Ana Paula Baltazar, eleita pela CDU, apresentou a sua renúncia ao cargo e ao mandato de vogal neste órgão na noite desta terça-feira, 11, em sessão extraordinária da Assembleia.
07h00 - quarta, 12/08/2020
CM Ourique faz obras nos balneários
do pavilhão da EB 2,3/ Secundária
A Câmara de Ourique está a proceder a obras no interior e na cobertura dos balneários do pavilhão da Escola Básica (EB) 2,3/ Secundária local, num investimento avaliado em cerca de 23 mil euros.
12h00 - terça, 11/08/2020
Regantes do Roxo querem
água a preço "mais justo"
Os regantes beneficiados pelo perímetro de rega do Roxo, no concelho de Aljustrel, defendem um "ajustamento" do preço cobrado pela água do Alqueva, por forma a garantir a "rentabilidade" das explorações agrícolas.
07h00 - terça, 11/08/2020
Autarca de Ourique exige
rapidez na ligação entre
o Roxo e Monte da Rocha
O presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, insiste na necessidade de o projecto de ligação da albufeira do Monte da Rocha, situada no concelho, ao Alqueva avançar "o mais rapidamente possível".

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial