07h00 - sexta, 10/07/2020

Programa de apoio à
cultura esgotado em Beja

Programa de apoio à cultura esgotado em Beja

A cidade de Beja vai receber, nos próximos meses, três exposições, cinco sessões de contos, quatro sessões de teatro e marionetas e 11 espectáculos musicais, fruto das candidaturas apresentadas ao Programa Municipal de Apoio à Cultura (PEAC).
A iniciativa foi criada pela Câmara de Beja para apoiar especificamente os agentes culturais do concelho, em crise devido à pandemia, e, segundo fonte municipal, "esgotou no primeiro mês, com um total de 26 candidaturas apresentadas".
Destas, acrescenta a mesma fonte, "17 foram apoiadas, o que se traduz num total de 33 ofertas culturais, das 55 recebidas, que vão estar disponíveis a partir de Setembro e que ultrapassam os 30.000 euros inicialmente definidos para o programa.
Ou seja, "entre Setembro e Novembro, Beja apresentará uma agenda cultural para todos os gostos onde a diversidade, qualidade e criatividade made in Beja serão uma constante", observa a Câmara Municipal.
Segundo o Município bejense, "o PEAC veio complementar os apoios da autarquia concedidos no âmbito do PAMA Cultural, através do qual a Câmara de Beja apoiou no mês de Junho entidades do concelho em mais 31.000 euros, acrescendo aos valores de apoio regular e pontual já pagos em Maio ao movimento artístico e cultural e que superaram nessa ocasião os 41.000 euros".
"As propostas apresentadas ao abrigo do PEAC variam entre os 1.000 euros e os 3.000 euros e envolverão mais de meia centena de artistas em espectáculos musicais, de teatro, tradição oral e exposições", observa a edilidade, acrescentando que as diferentes actividades "irão decorrer em vários espaços culturais da cidade, nomeadamente na Biblioteca Municipal, no Centro UNESCO e no Teatro Pax-Júlia".
A autarquia revela ainda que "assegura desde já 50% do pagamento dos projectos dos promotores seleccionados, pagando os restantes 50% no mês de realização/ exibição dos conteúdos que integraram as candidaturas".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 12/08/2020
Seca no Parque Natural
do Sudoeste Alentejano
preocupa autarcas
Os presidentes das câmaras municipais de Odemira, Sines, Aljezur e Vila do Bispo manifestaram-se preocupados com a seca que afecta as bacias do Mira e do Barlavento algarvio, exigindo "a elaboração de planos de contingência" para fazer face a uma situação que "tende a agravar-se".
07h00 - quarta, 12/08/2020
Castro Verde: Presidente da Assembleia Municipal renuncia ao cargo
A presidente da Assembleia Municipal de Castro Verde, Ana Paula Baltazar, eleita pela CDU, apresentou a sua renúncia ao cargo e ao mandato de vogal neste órgão na noite desta terça-feira, 11, em sessão extraordinária da Assembleia.
07h00 - quarta, 12/08/2020
CM Ourique faz obras nos balneários
do pavilhão da EB 2,3/ Secundária
A Câmara de Ourique está a proceder a obras no interior e na cobertura dos balneários do pavilhão da Escola Básica (EB) 2,3/ Secundária local, num investimento avaliado em cerca de 23 mil euros.
12h00 - terça, 11/08/2020
Regantes do Roxo querem
água a preço "mais justo"
Os regantes beneficiados pelo perímetro de rega do Roxo, no concelho de Aljustrel, defendem um "ajustamento" do preço cobrado pela água do Alqueva, por forma a garantir a "rentabilidade" das explorações agrícolas.
07h00 - terça, 11/08/2020
Autarca de Ourique exige
rapidez na ligação entre
o Roxo e Monte da Rocha
O presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, insiste na necessidade de o projecto de ligação da albufeira do Monte da Rocha, situada no concelho, ao Alqueva avançar "o mais rapidamente possível".

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial