07h00 - sexta, 24/07/2020

CM Beja inaugura
praia dos Cinco Reis

CM Beja inaugura praia dos Cinco Reis

A Câmara de Beja inaugura nesta sexta-feira, 24, o novo Parque Fluvial dos Cinco Reis, situado na envolvente da albufeira com o mesmo nome, próxima da villa romana de Pisões. A cerimónia está agendada para as 15h00 e contará com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.
A nova praia fluvial de Beja representa um investimento avaliado em 700 mil euros, que na opinião do presidente da autarquia bejense vai reforçar (e muito) a "atractividade turística do concelho".
"É um equipamento que acrescenta ao concelho de Beja uma vertente turística e de lazer que até agora não tínhamos", sublinha ao "CA" Paulo Arsénio, considerando que fazia falta à cidade (e ao município) ter "um espaço aquático que não fosse uma piscina".
"É por isso que a grande mais-valia deste projecto é o facto de acrescentamos mais um equipamento de lazer e turístico àquilo que o concelho já tem para oferecer e numa área que ainda não tinha. Já temos o património civil e religioso, a gastronomia, os eventos anuais de qualidade que se realizam em Beja… Portanto, temos uma vida cultural e patrimonial que já é um produto estruturado e que chama pessoas a Beja. E esta é uma estrutura que vem acrescentar um pouco mais àquilo que Beja já tinha", acrescenta o edil bejense.
A criação do Parque Fluvial dos Cinco Reis resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a EDIA, tirando partido das condições naturais da albufeira com o mesmo nome e que faz parte do sistema do Alqueva. "Esta barragem foi escolhida por ser a que tem melhor qualidade da água", afiança Paulo Arsénio, explicando que do investimento total de 700 mil euros, metade foi assegurado pela autarquia. O Turismo de Portugal apoiou o projecto com 300 mil euros e a EDIA com 50 mil euros.
Agora que a praia está pronta, o presidente da Câmara de Beja aguarda nas próximas semanas dias de "casa cheia". "Esperamos, efectivamente, dias com muita gente no areal dos Cinco Reis. Até porque este é um ano em que as próprias piscinas municipais de Beja, que são de excelência, também estão fechadas por vias de obras de enorme dimensão, como nunca as piscinas conheceram em mais de meio século de existência", diz.
O autarca bejense crê igualmente que a nova praia não vai cativar apenas banhistas do concelho de Beja ou arredores. "A nossa expectativa é que aqueles turistas que são de fora, sobretudo estrangeiros, possam prolongar a sua estadia em Beja mais um dia ou dois na época de Verão por via destes equipamentos", advoga.
O novo Parque Fluvial dos Cinco Reis estará a funcionar até 30 de Setembro. O bar, esplanada e apoios balneares do local foram concessionados à Cercibeja, enquanto a vigilância será assegurada pela autarquia, através de uma empresa privada contratada para o efeito.
O presidente da Câmara de Beja confia que tudo irá correr bem, mas admite que este será um ano de aprendizagem. "Este é o 'ano zero', o ano em que vamos aprender com as insuficiências do espaço e em que vamos tirar ilações para poder corrigir na próxima época balnear", assegura Paulo Arsénio.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 12/08/2020
Seca no Parque Natural
do Sudoeste Alentejano
preocupa autarcas
Os presidentes das câmaras municipais de Odemira, Sines, Aljezur e Vila do Bispo manifestaram-se preocupados com a seca que afecta as bacias do Mira e do Barlavento algarvio, exigindo "a elaboração de planos de contingência" para fazer face a uma situação que "tende a agravar-se".
07h00 - quarta, 12/08/2020
Castro Verde: Presidente da Assembleia Municipal renuncia ao cargo
A presidente da Assembleia Municipal de Castro Verde, Ana Paula Baltazar, eleita pela CDU, apresentou a sua renúncia ao cargo e ao mandato de vogal neste órgão na noite desta terça-feira, 11, em sessão extraordinária da Assembleia.
07h00 - quarta, 12/08/2020
CM Ourique faz obras nos balneários
do pavilhão da EB 2,3/ Secundária
A Câmara de Ourique está a proceder a obras no interior e na cobertura dos balneários do pavilhão da Escola Básica (EB) 2,3/ Secundária local, num investimento avaliado em cerca de 23 mil euros.
12h00 - terça, 11/08/2020
Regantes do Roxo querem
água a preço "mais justo"
Os regantes beneficiados pelo perímetro de rega do Roxo, no concelho de Aljustrel, defendem um "ajustamento" do preço cobrado pela água do Alqueva, por forma a garantir a "rentabilidade" das explorações agrícolas.
07h00 - terça, 11/08/2020
Autarca de Ourique exige
rapidez na ligação entre
o Roxo e Monte da Rocha
O presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, insiste na necessidade de o projecto de ligação da albufeira do Monte da Rocha, situada no concelho, ao Alqueva avançar "o mais rapidamente possível".

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial