08h00 - sábado, 01/08/2020

Ministra faz elogios ao
aproveitamento do Alqueva

Ministra faz elogios ao aproveitamento do Alqueva

A ministra da Agricultura esteve nesta sexta-feira, 31, no concelho de Ferreira do Alentejo, onde visitou dois projectos agrícolas beneficiados pelo Alqueva. Maria do Céu Antunes passou primeiro pela Herdade Vale da Rosa, a maior produtora de uva de mesa sem grainha em Portugal, e depois pela Herdade do Paço, o maior projecto agrícola de laranjal do Alentejo.
"Vim ao Alentejo para visitar dois grandes projectos agrícolas que nascem pela disponibilização de água pelo Alqueva e dar a conhecer as boas práticas de produção agrícola", sublinhou a ministra no final da visita.
Segundo Maria do Céu Antunes, "no caso da Herdade do Vale da Rosa, trata-se de um produtor importante para as exportações (com 25% da sua produção focada nos mercados externos) e com um produto de alto valor acrescentado e, ainda assim, a empresa está num processo evolutivo para desenvolver uma economia circular aproveitando este produto para fazer uva passa, que Portugal importa em quantidade".
"A empresa está também a desenvolver novos produtos, como o vinagre, envelhecido em cascos de carvalho, e a fazer avultados investimentos para criar soluções inovadoras e assim acrescentar valor", destacou.
A titular da pasta da Agricultura sublinhou ainda o papel importante da Herdade Vale da Rosa em termos de responsabilidade social e de ocupação do território, com a elevada criação de postos de trabalho e a integração de trabalhadores migrantes, respeitando as suas culturas e tradições, como é exemplo a criação de uma sala ecuménica.
Já a Herdade do Paço tem 300 hectares de laranjal e representa um investimento de cerca de 12 milhões de euros. "Trata-se de uma aposta numa variedade de laranja portuguesa, focada na exportação, e só possível graças ao projecto de regadio do Alqueva", concluiu a ministra.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 24/09/2020
Presidente do PSD quer mais eleitos
autárquicos no distrito de Beja
O presidente do PSD quer reforçar a implantação do partido no distrito de Beja e, nesse sentido, ambiciona garantir mais eleitos social-democratas nas eleições Autárquicas de 2021.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Mértola com plano de
adaptação à pandemia
para a Educação
Minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus entre a comunidade escolar local é o principal objectivo do Plano de Adaptação à Covid-19 que acaba de ser lançado pela Câmara de Mértola, em parceria com o Centro ABC-Algarve Biomedical Center, e representa um investimento de cerca de 33500 euros.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Embaixador da Suíça
reuniu com executivo
da Câmara de Beja
O executivo da Câmara de Beja recebeu na terça-feira, 22, o embaixador da Suíça em Portugal, André Regli, numa visita oficial que teve como objectivo apresentar a nova cônsul da Embaixada, Magdalena Betschart, e o novo cônsul honorário em Loulé, Thomas Kottmann, cuja área de jurisdição abrange o distrito de Beja.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Crianças da creche de Ourique com testes à Covid-19 negativos
Os testes de despistagem à Covid-19 realizados a 18 crianças da creche da Misericórdia de Ourique, onde foram detectados dois caso positivos na passada semana ligados ao surto de Santa Luzia, deram todos negativos, adianta ao "CA" o presidente da Câmara Municipal local.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Presidente do PSD debate
aeroporto de Beja com a Distrital
Rui Rio, presidente do PSD, vai estar nesta quarta-feira, 23, na cidade de Beja, para uma reunião de trabalho solicitada pela Comissão Política Distrital de Beja, liderada por Gonçalo Valente.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial