13h56 - segunda, 10/08/2020

Falta de água no Monte da Rocha cancela rega

Falta de água no Monte da Rocha cancela rega

A campanha de rega deste ano a partir da albufeira do Monte da Rocha, no concelho de Ourique, foi cancelada devido à seca, o que afectou três mil hectares, revela o director-adjunto da associação de regantes.
"Actualmente, toda a água que existe na albufeira está reservada para abastecimento público. Na nossa zona ficam 3.000 hectares por regar e é uma situação que afecta muitas pessoas", referie ao "CA" o director-adjunto da Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS), Ilídio Martins.
Segundo o responsável da associação, com sede em Alvalade-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, e que gere a albufeira do Monte da Rocha, o volume de armazenamento da barragem estava na passada sexta-feira, 7, em 9,4% da sua capacidade total.
"Há um conjunto de agricultores e famílias que tiveram que optar por outras alternativas, de agricultura de sequeiro, que é muito mais pobre, e vão sobrevivendo à espera do próximo ano", conta Ilídio Martins.
Desta forma, acrescenta, nos 3.000 hectares de regadio existentes no perímetro da albufeira do Monte da Rocha "ficaram por fazer culturas de milho, de tomate, algum arroz e pastagens".
Esta realidade leva o director-adjunto da ARBCAS a defender que a ligação do Alqueva ao Monte da Rocha, através da albufeira do Roxo, anunciada pelo Governo para 2022, avance "o mais rápido possível" devido à seca que atinge a zona sul do distrito de Beja.
"O projecto já devia estar concretizado", diz Ilídio Martins, acrescentando que, "dada a urgência de necessidade de água no sul do Alentejo", esta empreitada "devia avançar com mais velocidade".
A mesma opinião tem o presidente da Associação de Agricultores do Campo Branco, com sede em Castro Verde, para quem a ligação entre as albufeiras do Roxo e do Monte da Rocha "já devia estar a funcionar".
"Em qualquer país da Europa, mesmo pobre, essa situação já estava resolvida. Não sei o que se tem andado a fazer quando há alertas de todos os lados há muitos anos", critica José da Luz Pereira.
Para este responsável, esta obra é indispensável ao futuro da região, "até porque hoje a função do Monte da Rocha não é só servir a agricultura". A albufeira serve "também para o abastecimento público de uma vasta área do Campo Branco e não só. E o que está lá de água é confrangedor", diz.
A ligação do Alqueva à albufeira do Monte da Rocha foi anunciada em Fevereiro de 2018, em Beja, pelos então ministros da Agricultura e do Ambiente, Luís Capoulas Santos e João Matos Fernandes, respectivamente.
O projecto, previsto para 2022, resulta de uma parceria entre a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e o grupo Águas de Portugal, através da empresa Águas Públicas do Alentejo.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 24/09/2020
Presidente do PSD quer mais eleitos
autárquicos no distrito de Beja
O presidente do PSD quer reforçar a implantação do partido no distrito de Beja e, nesse sentido, ambiciona garantir mais eleitos social-democratas nas eleições Autárquicas de 2021.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Mértola com plano de
adaptação à pandemia
para a Educação
Minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus entre a comunidade escolar local é o principal objectivo do Plano de Adaptação à Covid-19 que acaba de ser lançado pela Câmara de Mértola, em parceria com o Centro ABC-Algarve Biomedical Center, e representa um investimento de cerca de 33500 euros.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Embaixador da Suíça
reuniu com executivo
da Câmara de Beja
O executivo da Câmara de Beja recebeu na terça-feira, 22, o embaixador da Suíça em Portugal, André Regli, numa visita oficial que teve como objectivo apresentar a nova cônsul da Embaixada, Magdalena Betschart, e o novo cônsul honorário em Loulé, Thomas Kottmann, cuja área de jurisdição abrange o distrito de Beja.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Crianças da creche de Ourique com testes à Covid-19 negativos
Os testes de despistagem à Covid-19 realizados a 18 crianças da creche da Misericórdia de Ourique, onde foram detectados dois caso positivos na passada semana ligados ao surto de Santa Luzia, deram todos negativos, adianta ao "CA" o presidente da Câmara Municipal local.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Presidente do PSD debate
aeroporto de Beja com a Distrital
Rui Rio, presidente do PSD, vai estar nesta quarta-feira, 23, na cidade de Beja, para uma reunião de trabalho solicitada pela Comissão Política Distrital de Beja, liderada por Gonçalo Valente.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial