07h00 - quarta, 19/08/2020

ACOS apresenta propostas para
Plano de Recuperação Económica

ACOS apresenta propostas para Plano de Recuperação Económica

A ACOS-Associação de Agricultores do Sul, com sede em Beja, apresentou diversas propostas estratégicas nas áreas da floresta, regadio, agro-pecuária, ambiente e alterações climáticas no âmbito do processo de discussão pública da "Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030", elaborado por António Costa da Silva.
Em comunicado enviado ao "CA", a ACOS revela que no sector das florestas propôs "a definição de estratégias específicas na área do eco-sistema montado que revertam o declínio a ele associado, agravado pelo impacto das alterações climáticas tendo em conta a importância económica, social e ambiental deste eco-sistema e a multiplicidade de actividades e produtos daí provenientes".
Já em termos da exploração do espaço Hinterland Ibérico, proposto pelo plano, a ACOS propõe "a criação de um grande cluster agro-alimentar do Sul".
"Este deverá abranger as culturas do regadio do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, as culturas hortofrutícolas do Litoral Alentejano e do Algarve e a grande diversidade de produtos de origem animal, de elevada qualidade, oriundos da pecuária extensiva desta vasta região do Sul de Portugal", defende a associação.
A ACOS acrescenta ainda que, "para reforçar o conceito deste espaço geo-económico, e para uma efectiva aproximação às regiões transfronteiriças da Andaluzia e Extremadura, torna-se essencial o aproveitamento e a viabilização de acessibilidades e infra-estruturas de transporte, existentes e a desenvolver, designadamente, o aeroporto de Beja, a ferrovia e a rodovia".
Quanto ao regadio, a associação bejense sublinha ser "fundamental contemplar alguns investimentos em mais estruturas de captação/retenção de água, aumento do volume de alguns reservatórios do sistema e abordar a construção de nova/novas barragens para fins ecológicos, designadamente para garantir o caudal do rio Guadiana".
Finalmente, e no que toca ao combate à desertificação e à mitigação das alterações climáticas, a ACOS recomenda "a construção de reservatórios de água geograficamente distribuídos por toda a região Sul do País, que evitem o desperdício para o mar e funcionem não só como garante de abastecimento às populações, mas também para a agricultura e pecuária".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 16/10/2020
Alentejo 2020 com proposta
de reforço de verbas para
saúde e equipamentos sociais
O programa operacional regional Alentejo 2020 propôs um reforço, num montante de 14,9 milhões de euros, para as prioridades de investimento nas áreas da Saúde e dos equipamentos sociais, revela fonte oficial da CCDR do Alentejo.
07h00 - quarta, 14/10/2020
Portugal recebe
mais dinheiro na
transição da PAC
Portugal vai receber mais 359 milhões de euros para reforço do FEADER durante transição da PAC, no âmbito do Fundo de Recuperação para o sector agrícola nos anos de 2021 e 2022.
07h00 - quinta, 08/10/2020
Alentejo à conquista
do mercado muçulmano
A conquista de mais turistas muçulmanos para o Alentejo e Andaluzia (Espanha) e a abertura de "nichos de mercado" para produtos agro-alimentares das duas regiões é o objectivo do projecto transfronteiriço "Mercado Halal", a decorrer até 2022.
07h00 - quinta, 24/09/2020
IN Castro apoia
criação de 22 novos
postos de trabalho
O IN Castro-Centro de Ideias e Negócios de Castro Verde, dinamizado pela Câmara Municipal local, instruiu na íntegra um total de 16 candidaturas de empresas ao programa "+CO3SO-Emprego Interior", cuja aprovação permitirá a criação de 22 novos postos de trabalho no concelho e a concretização de um investimento global de 1265490,66 euros.
07h00 - sexta, 18/09/2020
Programa de Apoio ao
Investimento da Diáspora
apresentado em Beja
O Governo ambiciona aumentar o volume de investimento realizado pela diáspora em Portugal, nomeadamente nos territórios do interior ou de baixa densidade populacional, garantiu em Beja, nesta quinta-feira, 17, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial