07h00 - quinta, 20/08/2020

CM Ourique elogia
integração da ligação
Roxo-Rocha no PNR

CM Ourique elogia integração da ligação Roxo-Rocha no PNR

A Câmara de Ourique veio a público congratular-se com a decisão do Governo de integrar o projecto de ligação da albufeira do Monte da Rocha ao Alqueva, através da barragem do Roxo, no Plano Nacional de Regadios.
Recorde-se que, tal como o "CA" avançou a 11 de Agosto, esta ligação será concretizada através do projecto "Circuito Hidráulico e Bloco de Rega de Messejana", avaliado em 19 milhões de euros e cujo projecto de execução está "em curso, estando prevista a sua conclusão para Outubro de 2020".
Segundo o Governo, "a execução deste circuito hidráulico permitirá regar uma nova área de 3.000 hectares localizados entre Messejana e Panóias", além de permitir "o reforço de recursos hídricos" da albufeira do Monte da Rocha, "importante origem de água para abastecimento público e para o regadio do Alto Sado".
"A concretização deste investimento significa a abertura de um conjunto de novas oportunidades para o desenvolvimento de Ourique e do Sul do Baixo Alentejo, num impulso que deve ser concretizado com sentido de sustentabilidade, equilíbrio e foco na geração de melhores condições de vida para as pessoas", sustenta a Câmara de Ourique em comunicado.
A autarquia lembra ainda que "há muito" que "defende a concretização da ligação da água do Alqueva à barragem do Monte da Rocha como pressuposto de sustentabilidade do abastecimento das populações e oportunidade de valorização do potencial agro-alimentar".
"Ainda recentemente no âmbito da audição pública sobre o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030, o Município de Ourique sustentou a importância da realização deste investimento estratégico para Ourique e para o Sul do Baixo Alentejo", observa a edilidade.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h00 - domingo, 25/10/2020
Hospital de Beja assinala
meio século de existência
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULBSA) promove neste domingo, 25 de Outubro, a cerimónia comemorativa do 50º aniversário do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.
10h00 - domingo, 25/10/2020
Domingas Pereira
é a mandatária distrital
de João Ferreira
A médica Domingas Pereira, que exerce funções no hospital de Beja, é a mandatária distrital da candidatura de João Ferreira às eleições Presidenciais de 2021, revelou ao "CA" fonte oficial da candidatura apoiada pelo PCP.
07h00 - sexta, 23/10/2020
Urgências de
Castro Verde vão
ser ampliadas
O edifício actual do Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro de Saúde de Castro Verde irá ser ampliado, numa parceria entre a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e a Câmara Municipal local.
07h00 - sexta, 23/10/2020
Candidato à Presidência
da República apoiado pelo
PCP em Cuba e Beja
João Ferreira, candidato à Presidência da República apoiado pelo PCP, vai estar nesta sexta-feira, 23, nos concelhos de Cuba e de Beja, "para contactar com casos de destruição do património".
07h00 - quinta, 22/10/2020
União Europeia
chega a acordo
para a nova PAC
Os 27 Estados-membros da União Europeia já chegaram a um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação, revela o Ministério da Agricultura.

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial