07h00 - terça, 25/08/2020

Governo lança novos
apoios para quem for
trabalhar no Interior

Governo lança novos apoios para quem for trabalhar no Interior

O Governo acaba de anunciar a canalização de 63 milhões de euros em duas medidas previstas no Programa de Valorização do Interior, no sentido de apoiar a mobilidade de trabalhadores do litoral para o interior e a contratação para empresas com actividade no interior.
De acordo com fonte governamental, estas medidas de apoio do "são o resultado de um trabalho conjunto" entre os ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Coesão Territorial, sendo financiadas com fundos europeus dos programas operacionais regionais, entre os quais o Alentejo 2020.
Desta forma, continua a mesma fonte, estão já abertas, na página do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), as candidaturas para a medida "Emprego Interior MAIS – Mobilidade Apoiada para um Interior Sustentável", que "visa promover a mobilidade geográfica de trabalhadores e a sua fixação em territórios do Interior, apoiando desempregados e empregados à procura de novo emprego".
Segundo o Governo, este apoio pode atingir o valor global de 4.826 euros e a sua concessão abrange contratos de trabalho por conta de outrem ou a criação do próprio emprego ou empresa, em local situado em território do interior, à qual esteja associada a mudança de residência, sendo que as candidaturas "terão de ser submetidas nos 90 dias seguintes à celebração de contrato de trabalho ou da criação do próprio emprego ou empresa".
Já a medida "+CO3SO Emprego Interior", aberta no final de Julho, apoia a contratação de trabalhadores, preferencialmente qualificados, por parte de pequenas e médias empresas "já existentes ou a criar e com actividade no interior".
Nesse sentido, será pago à empresa que contrate um apoio durante 36 meses que pode atingir o valor de 1.900 euros por mês.
"Esta medida apoia também a criação do próprio emprego ou do próprio negócio", explica o Governo, acrescentando que, "no âmbito desta medida, uma empresa sediada no litoral que contrate um trabalhador e o coloque em teletrabalho em territórios do Interior terá os mesmos apoios de que beneficiam as empresas sediadas no Interior".
Nesta medida, os apoios são solicitados pelas empresas junto dos Grupos de Acção Local (GAL) dos respectivos territórios.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 16/10/2020
Alentejo 2020 com proposta
de reforço de verbas para
saúde e equipamentos sociais
O programa operacional regional Alentejo 2020 propôs um reforço, num montante de 14,9 milhões de euros, para as prioridades de investimento nas áreas da Saúde e dos equipamentos sociais, revela fonte oficial da CCDR do Alentejo.
07h00 - quarta, 14/10/2020
Portugal recebe
mais dinheiro na
transição da PAC
Portugal vai receber mais 359 milhões de euros para reforço do FEADER durante transição da PAC, no âmbito do Fundo de Recuperação para o sector agrícola nos anos de 2021 e 2022.
07h00 - quinta, 08/10/2020
Alentejo à conquista
do mercado muçulmano
A conquista de mais turistas muçulmanos para o Alentejo e Andaluzia (Espanha) e a abertura de "nichos de mercado" para produtos agro-alimentares das duas regiões é o objectivo do projecto transfronteiriço "Mercado Halal", a decorrer até 2022.
07h00 - quinta, 24/09/2020
IN Castro apoia
criação de 22 novos
postos de trabalho
O IN Castro-Centro de Ideias e Negócios de Castro Verde, dinamizado pela Câmara Municipal local, instruiu na íntegra um total de 16 candidaturas de empresas ao programa "+CO3SO-Emprego Interior", cuja aprovação permitirá a criação de 22 novos postos de trabalho no concelho e a concretização de um investimento global de 1265490,66 euros.
07h00 - sexta, 18/09/2020
Programa de Apoio ao
Investimento da Diáspora
apresentado em Beja
O Governo ambiciona aumentar o volume de investimento realizado pela diáspora em Portugal, nomeadamente nos territórios do interior ou de baixa densidade populacional, garantiu em Beja, nesta quinta-feira, 17, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial