13h44 - quarta, 16/09/2020

Lar de Santa Luzia com 27 casos de Covid-19

Lar de Santa Luzia com 27 casos de Covid-19

São 27 os infectados com Covid-19 no lar de Santa Luzia, propriedade da Misericórdia de Ourique, depois de realizados os testes de despistagem ao coronavírus na sequência do caso identificado no último domingo, 13. Os números foram revelados nesta quarta-feira, 16, pela instituição e pela Câmara de Ourique, tratando-se de 14 utentes (um dos quais internado no hospital de Beja) e 13 trabalhadores.
Em comunicado enviado ao "CA", a autarquia ouriquense adianta que, em articulação com as autoridades de saúde, a Segurança Social e a Misericórdia de Ourique, está "a acompanhar a situação, gerando condições de monitorização da evolução do estado de saúde dos infectados, que estão assintomáticos e permanecerão em quarentena vigiada".
A Câmara de Ourique acrescenta que "todos os casos positivos ficarão confinados nas instalações do lar da Santa Casa da Misericórdia em Santa Luzia", uma vez que todos testaram positivo, e que será contratada uma empresa especializada multidisciplinar "para acompanhamento dos infectados, segundo as melhores práticas de saúde pública".
"Foram ainda activados protocolos com o IEFP e a Cruz Vermelha Portuguesa", frisa a autarquia, explicando que "os casos positivos que forem passando a negativos serão alojados em infra-estruturas cedidas e preparadas pela Câmara Municipal".
A par destes procedimentos, todos os contactos dos cidadãos infectados em Santa Luzia vão ser testados à Covid-19 nesta quinta-feira, 17.
"Está em curso uma enorme operação logística para responder à ocorrência, socorrendo quem foi infectado e assegurando aos restantes um quadro de segurança e tranquilidade nas dinâmicas que estão a decorrer na comunidade", assegura a Câmara de Ourique.
A autarquia reforça que este é "um enorme desafio de saúde pública, em que cada um tem uma responsabilidade essencial na prevenção e na identificação de sintomas que podem indiciar o contágio".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h00 - domingo, 25/10/2020
Balanço positivo
nos cinco anos da
Almovimento
O presidente da associação Almovimento, com sede na vila de Almodôvar, faz um balanço "positivo" dos cinco anos de existência da colectividade, assinalados no início deste mês de Outubro.
07h00 - sexta, 23/10/2020
Mértola, capital da caça!
Mesmo sendo tempo de pandemia, Mértola continua a ser a "capital da caça"! Um "estatuto" assinalado ao longo deste fim-de-semana, 23 a 25 de Outubro, com a realização da 11ª edição da Feira da Caça, promovida pela Câmara Municipal local e que vai decorrer no novo Pavilhão Multiusos da "vila-museu".
07h00 - sexta, 23/10/2020
Presidente da CM Mértola: "Caçadores têm carinho por Mértola"
No dia em que arranca a XI Feira da Caça, o presidente da Câmara de Mértola, Jorge Rosa, frisa em entrevista ao "CA" que a caça e a actividade cinegética tem grande importância na economia local do concelho.
07h00 - sábado, 17/10/2020
Exposição recorda 400 anos
de Feira de Castro
No sábado que seria de Feira de Castro, cancelada devido à pandemia da Covid-19, a Câmara de Castro Verde assinala o início das comemorações dos 400 anos do evento com uma exposição pelas ruas da vila.
07h00 - sexta, 09/10/2020
São Miguel e Castro Verde: uma devoção com séculos
O padre Luís Miguel Fernandes revela que a devoção das gentes de Castro Verde a São Miguel remonta ao ano de 1566, mais concretamente à vila de Entradas, onde segundo os relatórios das Visitações da Ordem de Santiago "é descrita uma ermida, em ruínas e da qual apenas sobrava os alicerces, dedicada ao Arcanjo 'que foi matriz desta vila, em outro tempo'".

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial