07h00 - segunda, 12/10/2020

Ana Gomes defende
aposta no aeroporto de Beja

Ana Gomes defende aposta no aeroporto de Beja

Ana Gomes, candidata à Presidência da República, defendeu neste domingo, 11, em Aljustrel, o aproveitamento do aeroporto de Beja, em detrimento da construção de um novo aeroporto no Montijo.
A candidata esteve à conversa com apoiantes no Espaço Oficinas, no âmbito da iniciativa "Cuidar de Portugal", e aproveitou a ocasião para sublinhar a ideia de que o aeroporto de Beja, na sua opinião, "está completamente desaproveitado e devia ser aproveitado pelo Estado português".
"Ainda por cima agora que, à conta da pandemia e desta crise na aviação, se concluiu que é absurdo ir-se investir no Montijo, com as implicações ambientais que este projecto tem", disse Ana Gomes.
Para a candidata a Belém, este é o momento "de se repensar e pensar na utilização do aeroporto de Beja", considerando que esta infra-estrutura tem "capacidade" para ser "um aeroporto estruturante para o centro e sul do país".
Para tal, acrescentou, é necessário que o mesmo seja servido por uma via ferroviária "de alta velocidade", dando o exemplo de Tóquio (Japão), "onde o aeroporto fica a quatro horas de distância por estrada, mas que de comboio se faz por muito menos tempo".
Ana Gomes vincou ainda que também o Porto de Sines, outro dos pilares do "triângulo estratégico" para o desenvolvimento do Alqueva, "é uma infra-estrutura crítica da maior importância para a Europa", advogando que este "não pode ser gerido com uma perspectiva tacanha e limitada".
Por tudo isto, a candidata presidencial disse entender ser este o tempo de equacionar os "projectos estruturantes" para o país e de, simultaneamente, "haver coragem política" para tomar determinadas decisões.
"E sendo o governo quem governa, o papel de quem elegemos para a Presidência da República pode ser importante para congregar as pessoas, para as fazer reflectir, para as impulsionar a tomar a decisão que precisa ser tomada. Para não continuarmos a desaproveitar infra-estruturas que existem e que podem ser estruturantes para o desenvolvimento nacional e regional", disse.
O combate à corrupção, a economia social, o voluntariado e a regionalização foram outros dos temas abordados durante a sessão por Ana Gomes, que terminou a iniciativa... a cantar o hino nacional.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 20/11/2020
Memórias da Aldeia
Nova de Ourique
recuperadas em livro
José Manuel Dionísio deixou a Aldeia Nova de Ourique quando tinha apenas 16 anos, mas a aldeia nunca o deixou, nem mesmo quando a localidade ficou submersa pela água da albufeira do Monte da Rocha, a 11 de Junho de 1972.
07h00 - quinta, 19/11/2020
Festival das Marias
adiado para 2021
devido à pandemia
A Companhia Alentejana de Dança Contemporânea (CADAC) e a companhia de Teatro Lendias d'Encantar, ambas de Beja, decidiram adiar para Março de 2021 a edição deste ano do Festival das Marias, devido às limitações impostas actualmente pela pandemia da Covid-19.
07h00 - terça, 10/11/2020
Autora natural da
freguesia de Ervidel
lança novo livro
A enfermeira Sónia Santana Sacramento, com raízes na freguesia de Ervidel (concelho de Aljustrel), acvaba de lançar o livro Tomé, nenhuma distância é longe demais, que tem a chancela da editora Flamingo e conta com o apoio da Câmara de Aljustrel.
09h00 - sábado, 07/11/2020
Semana Gastronómica
do Vinho em Beja
Promover a qualidade e a diversidade gastronómica aliada aos vinhos do concelho é o grande objectivo da Câmara de Beja com a primeira edição da "Semana Gastronómica do Vinho", que arranca neste sábado, 7, e se prolonga ao longo de uma semana, até dia 14.
07h00 - sexta, 30/10/2020
Exposição de pintura
no Espaço Oficinas
na vila de Aljustrel
O Espaço Oficinas, na vila de Aljustrel e gerido pela Câmara Municipal local, acolhe a partir desta sexta-feira, 30 de Outubro, a exposição de pintura "quarentena 2020", da autoria de Carla Mendes Côrte-Real.

Data: 20/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial