15h36 - sexta, 13/11/2020

Covid-19: Aljustrel contesta inclusão na lista dos concelhos de risco elevado

Covid-19: Aljustrel contesta inclusão na lista dos concelhos de risco elevado

O presidente da Câmara de Aljustrel contesta a inclusão do concelho na lista dos 191 municípios classificados de risco elevado de transmissão da covid-19, considerando que os critérios utilizados assentam num "erro grosseiro". Em declarações ao "CA", Nelson Brito anuncia mesmo que o Município vai apresentar a sua "contestação junto da Direcção Geral da Saúde (DGS) já hoje", esperando que esta "se pronuncie o mais rápido possível".
Aljustrel tem actualmente 20 casos activos e a posição da autarquia "mineira" tem por base o facto de, nos critérios para a definição dos concelhos de risco elevado, ser utilizada uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) de 2019 relativa à população de cada concelho, calculando para Aljustrel um total de 8.247 habitantes.
"O dado que contraria essa estimativa do INE é que no dia de ontem [quinta-feira], conforme fomos informados pelas autoridades de saúde regionais, tínhamos 9.333 utentes inscritos no centro de saúde" de Aljustrel, observa Nelson Brito.
Para o presidente da Câmara Municipal, trata-se de um "erro grosseiro sobre a estimativa que serve de parâmetro a esta equação" de classificação dos municípios de risco elevado e que penaliza o concelho, "nomeadamente em termos económicos e sociais".
Ainda assim, Nelson Brito garante que a autarquia "encara com muita responsabilidade este momento" e "irá adotar as medidas preconizadas por este estado de emergência", trabalhando em conjunto com a população para a diminuição "do número de casos activos nos próximos 14 dias". "Aljustrel, em conjunto, certamente saberá responder a esses desafios", diz.
O presidente da Câmara de Aljustrel anuncia igualmente que a autarquia vai "adotar algumas medidas adjacentes àquilo que são medidas já anunciadas pelo Governo", para "ir ao encontro daquilo que são os prejuízos anunciados para a economia local, nomeadamente no sector da restauração".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 25/11/2020
GNR sinaliza 3.403 idosos sozinhos
ou isolados no Baixo Alentejo
Um total de 3403 idosos foram sinalizados pela GNR nos 14 concelhos do distrito de Beja por viverem sozinhos e/ou isolados.
07h00 - quarta, 25/11/2020
Odemira entrega prémios
"Espírito Empreendedor"
Um projecto na área da cosmética e um "restaurante sobre rodas" são os vencedores da quinta edição dos prémios "Espírito Empreendedor"em 2020, promovido pela Câmara de Odemira no âmbito do Odemira Empreende-Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego.
07h00 - terça, 24/11/2020
Almodôvar distinguida
como "Autarquia
Familiarmente Responsável"
A Câmara de Almodôvar foi distinguida, pela quinta vez consecutiva, com o galardão de "Autarquia Familiarmente mais Responsável", atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, que acompanha as melhores práticas em matéria de responsabilidade familiar nas políticas locais.
07h00 - terça, 24/11/2020
EMAS de Beja retoma
projecto "Heróis
da Água" nas escolas
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja retomou, na passada semana, o projecto "Heróis da Água", direccionado para os alunos do primeiro ciclo do ensino básico do concelho.
07h00 - terça, 24/11/2020
Igreja Matriz de Aljustrel
vai ter obras de requalificação
Já está aprovada a candidatura para recuperação e beneficiação da Igreja Matriz de Aljustrel, investimento a rondar os 200 mil euros que permitirá "a conservação e reabilitação deste importante monumento" e "ícone do património religioso, cultural e arquitectónico no concelho".

Data: 20/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial