10h16 - segunda, 19/03/2007

16 postos da GNR podem fechar no Baixo Alentejo

16 postos da GNR podem fechar no Baixo Alentejo

Dezasseis postos territoriais da GNR do distrito de Beja poderão encerrar no seguimento da reforma das autoridades policiais que o Governo está a preparar. Entre esses 16 postos está o de Barrancos, a única sede de concelho afectada pela medida. O mesmo deverá suceder em localidades como Beringel, Colos, Ervidel, Garvão, Pias e Vila Verde de Ficalho.
Contactado pelo "CA", o presidente da Câmara Municipal de Barrancos, António Tereno, diz estar "tranquilo que nada vai acontecer". E adianta ter "a garantia" que Barrancos "manterá o seu posto da Guarda". O autarca destaca o facto de o concelho ter uma localização fronteiriça, "com uma cunha em Espanha", como um factor crucial para que a GNR se mantenha em Barrancos. "Esse cenário é impensável. Não aceitaríamos essa solução de maneira nenhuma", vinca o eleito comunista, revelando ter informações que apontam "no sentido do reforço do quadro de pessoal do posto".
A garantia dada a Tereno parece ir de encontro à posição assumida publicamente pelo ministro da Administração Interna. António Costa alertou que não serão fechados os 145 postos que o referido estudo aponta. A intenção do Governo é deixar "postos âncora" em algumas zonas, situação que, segundo apurou o "CA", poderá suceder em Barrancos.
Seja como for, uma coisa é certa: o estudo encomendado pelo Ministério da Administração Interna para avaliar esta medida refere a necessidade de encerrar postos onde estejam menos de 12 efectivos. Seguindo este princípio, além de Barrancos, os postos em risco no Baixo Alentejo são os de Baleizão, Beringel, Brinches, Colos, Ervidel, Garvão, Mina de S. Domingos, Pedrógão, Pias, Sabóia, S. Luís, Santo Aleixo da Restauração, Sobral da Adiça, Vila Alva e Vila Verde de Ficalho. A estes juntam-se os postos de Alvalade-Sado, Ermidas-Sado, Torrão e Azinheira de Barros, no Litoral Alentejano.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Colos, António Eduardo, revelou ao "CA" que o posto daquela localidade "não vai encerrar", garantindo ter também informações que apontam para a manutenção do posto de Sabóia.
Segundo António Eduardo, o posto de Colos "vai ter outra importância, alargando a responsabilidade policial nas freguesias de Relíquias, S. Martinho das Amoreiras, Vale Santiago e Bicos", todas no concelho de Odemira.
"Há razões para a população estar tranquila. Temos a garantia que os rumores sobre esse assunto não se vão confirmar", declarou o autarca, confiante que, "em vez de fechar, o posto da GNR terá a sua capacidade reforçada".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 24/09/2020
Presidente do PSD quer mais eleitos
autárquicos no distrito de Beja
O presidente do PSD quer reforçar a implantação do partido no distrito de Beja e, nesse sentido, ambiciona garantir mais eleitos social-democratas nas eleições Autárquicas de 2021.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Mértola com plano de
adaptação à pandemia
para a Educação
Minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus entre a comunidade escolar local é o principal objectivo do Plano de Adaptação à Covid-19 que acaba de ser lançado pela Câmara de Mértola, em parceria com o Centro ABC-Algarve Biomedical Center, e representa um investimento de cerca de 33500 euros.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Embaixador da Suíça
reuniu com executivo
da Câmara de Beja
O executivo da Câmara de Beja recebeu na terça-feira, 22, o embaixador da Suíça em Portugal, André Regli, numa visita oficial que teve como objectivo apresentar a nova cônsul da Embaixada, Magdalena Betschart, e o novo cônsul honorário em Loulé, Thomas Kottmann, cuja área de jurisdição abrange o distrito de Beja.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Crianças da creche de Ourique com testes à Covid-19 negativos
Os testes de despistagem à Covid-19 realizados a 18 crianças da creche da Misericórdia de Ourique, onde foram detectados dois caso positivos na passada semana ligados ao surto de Santa Luzia, deram todos negativos, adianta ao "CA" o presidente da Câmara Municipal local.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Presidente do PSD debate
aeroporto de Beja com a Distrital
Rui Rio, presidente do PSD, vai estar nesta quarta-feira, 23, na cidade de Beja, para uma reunião de trabalho solicitada pela Comissão Política Distrital de Beja, liderada por Gonçalo Valente.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial