O vinho tinto regional alentejano Alfaraz Touriga Nacional 2006, produzido por Henrique Uva/Herdade da Mingorra, acaba de conquistar a Medalha de Ouro no prestigiado concurso internacional "Les Citadelles du Vin", que decorreu de 13 a 15 de Junho em Bourg sur Gironde, Bordéus, França.
A adega alentejana, em comunicado, já admitiu tratar-se de um "feito notável" por ter sido este o seu ano de estreia na variedade Touriga Nacional enquanto monocasta.
O vinho, que tem um preço aconselhável de venda de 12 euros, foi um dos oito produzidos em Portugal a obterem o Trophée Citadelles e um dos 50 internacionais galardoados com tal distinção.
Apesar de a palavra crise estar na ordem do dia, a comercialização dos vinhos da Mingorra "tem decorrido bastante bem, com compras ascendentes de há quatro anos para cá", revela um comunicado da empresa.
A Herdade da Mingorra está no mercado desde 2004 e tem conseguido uma crescente internacionalização, com os vinhos presentes em mercados como os de Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Suécia, Dinamarca, Polónia, Inglaterra, Hungria, Áustria, Angola, Brasil, Canadá, EUA, Macau, Singapura e Malásia.