08h22 - segunda, 23/11/2009

Professor do Politécnico lidera Organização Internacional da Vinha

Professor do Politécnico lidera Organização Internacional da Vinha

A criação de um guia para a produção integrada de uvas de mesa e o incremento da produção de uvas para passa são duas das metas estabelecidas para o triénio 2009-2012 pelo bejense Luís Peres de Sousa, eleito em Junho, na Croácia, para o cargo de presidente da sub-comissão para as uvas de mesa, passas e produtos não fermentados da vinha da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), a entidade que regula todo o sector vitivinícola a nível mundial.
Com 57 anos, o professor na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja (IPB) foi eleito para esta estrutura integrada no comité executivo da OIV depois de nos últimos três anos ter desempenhado o papel de vice-presidente da mesma. Uma escolha que Peres de Sousa considera uma "honra" para si próprio, para o IPB e para Portugal, estando ciente da "importante missão" que agora tem em mãos.
"Sabemos que o trabalho será árduo, mas queremos conduzir a sub-comissão por trabalhos que permitam um salto tecnológico bastante importante" para o sector, nota ao "CA" o docente, explicando que o plano estratégico da OIV para este triénio prevê a elaboração de um guia de agricultura sustentável "para a produção integrada da uva de mesa", assim como investigação nas áreas "de produção integrada e na produção em modo biológico".
Paralelamente, acrescenta Peres de Sousa, a sub-comissão já tem a trabalhar "um grupo direccionado para a uva para passa", nicho "que poderá ter muito interesse" no futuro próximo. "Há países que não estão muito ligados à enologia mas mais ligados à produção de uva de fresca ou à uva para passa", justifica.

Sector com potencial. Docente e produtor de uvas de mesa, Luís Peres de Sousa é um acérrimo defensor desta cultura, que, garante possui enorme potencial numa região como o Baixo Alentejo. O problema, afiança, é a necessidade de muita mão-de-obra.
"Estamos numa zona em que temos água e a questão da cultura poder tomar um avanço significativo irá depender da evolução tecnológica. Mas para já, o seu desenvolvimento está condicionado pelo facto de ser uma cultura que necessita de muita mão-de-obra para conseguir estabelecer-se", esclarece.

Regulador mundial. Herdeira do Office International de la Vigne e du Vin, a OIV entrou em funcionamento em Março de 2004, contando com 39 países-membros de todo o mundo. Com atribuições ao nível da regulação e investigação no sector, a OIV tem por objectivos indicar aos seus membros as medidas que permitem ter em conta as preocupações dos produtores, dos consumidores e dos outros actores da fileira; cooperar com as outras organizações internacionais inter-governamentais e não-governamentais; e contribuir para a harmonização internacional das práticas e normas existentes, podendo elaborar, desde que necessário, novas directrizes.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 24/09/2020
Presidente do PSD quer mais eleitos
autárquicos no distrito de Beja
O presidente do PSD quer reforçar a implantação do partido no distrito de Beja e, nesse sentido, ambiciona garantir mais eleitos social-democratas nas eleições Autárquicas de 2021.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Mértola com plano de
adaptação à pandemia
para a Educação
Minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus entre a comunidade escolar local é o principal objectivo do Plano de Adaptação à Covid-19 que acaba de ser lançado pela Câmara de Mértola, em parceria com o Centro ABC-Algarve Biomedical Center, e representa um investimento de cerca de 33500 euros.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Embaixador da Suíça
reuniu com executivo
da Câmara de Beja
O executivo da Câmara de Beja recebeu na terça-feira, 22, o embaixador da Suíça em Portugal, André Regli, numa visita oficial que teve como objectivo apresentar a nova cônsul da Embaixada, Magdalena Betschart, e o novo cônsul honorário em Loulé, Thomas Kottmann, cuja área de jurisdição abrange o distrito de Beja.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Crianças da creche de Ourique com testes à Covid-19 negativos
Os testes de despistagem à Covid-19 realizados a 18 crianças da creche da Misericórdia de Ourique, onde foram detectados dois caso positivos na passada semana ligados ao surto de Santa Luzia, deram todos negativos, adianta ao "CA" o presidente da Câmara Municipal local.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Presidente do PSD debate
aeroporto de Beja com a Distrital
Rui Rio, presidente do PSD, vai estar nesta quarta-feira, 23, na cidade de Beja, para uma reunião de trabalho solicitada pela Comissão Política Distrital de Beja, liderada por Gonçalo Valente.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial