08h31 - terça, 13/07/2010

Ferreira do Alentejo aposta na solidariedade

Ferreira do Alentejo aposta na solidariedade

A revista "DECO Proteste" destaca na sua última edição a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo pela sua acção no apoio aos idosos maiores de 65 anos, seja em "descontos nas farmácias, actividades físicas e culturais ou transporte gratuito ao hospital".
Num concelho com uma percentagem de idosos "entre 60 a 65%" com mais de 65 anos, o presidente da autarquia, Aníbal Reis Costa, revela que o apoio prestado destina-se a pessoas carenciadas e "sem suporte familiar", havendo um atendimento regular em cada freguesia para recolher "os pedidos e problemas do dia-a-dia".
Segundo o autarca, há "perto de 300 utentes inscritos" no serviço e, desde Junho do ano passado, a Câmara fez "mais de 300 transportes e acompanhamentos a consultas".
A missão da equipa de apoio ao idoso do concelho de Ferreira não se fica por aqui, com Aníbal Reis Costa a revelae que, nas consultas médicas, as pessoas são acompanhadas e é estabelecido um contacto com o clínico.
O objectivo é clarificar sempre os problemas e encaminhar o idoso para uma boa solução: "Muitos não perguntavam nada e saíam sem saber o que se passava. E havia até quem faltasse às consultas por não ter meios financeiros ou transporte", conta.
O apoio prestado nas candidaturas ao complemento solidário para idosos ou através da loja social do concelho também permitem aumentar os rendimentos e suprimir as carências tantas vezes existentes entre os idosos ferreirenses.
Neste contexto, Aníbal Reis Costa não esconde a sua satisfação com a possibilidade de eliminar muitos desses problemas.
"Quando notamos que um idoso tem uma carência básica, encaminhamos para a loja social, que ajuda ao nível do vestuário, alimentação ou algum mobiliário", assinala.
Perante este quadro, o autarca socialista aceita que "o sucesso do projecto" se deve em grande parte ao "factor humano e emocional".
E esta situação é especialmente mais delicada quando se trata de questões de saúde.
"Ter alguém ao lado deles é fundamental, sobretudo quando, no hospital, tem de ouvir diagnósticos complicados", refere Aníbal Costa, adiantando que nestes casos a autarquia faz "a ponte com a família", informando do que está a ocorrer.
Para agir com esta amplitude, a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo assume os custos financeiros inerentes por ser "uma mais-valia do ponto de vista social e da cidadania".
Para Aníbal Reis Costa, agir desse modo "é essencial para criar qualidade de vida à população mais desprotegida e sem assistência".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 18/02/2020
Ourique constrói novas ETAR
em Grandaços e Santana da Serra
A Câmara de Ourique vai investir um total de cerca de 283 mil euros nas novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) nas aldeias de Grandaços (já construída) e de Santana da Serra (em construção).
07h00 - terça, 18/02/2020
EMAS faz obras
em Santa Vitória
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja vai iniciar, já no mês de Março, uma intervenção na rede de água da aldeia de Santa Vitória, num investimento avaliado em cerca de 28 mil euros.
07h00 - terça, 18/02/2020
CM Odemira atribui
bolsas de estudo
A Câmara de Odemira vai atribuir, neste ano lectivo de 2019-2020, um total de 61 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e três prémios de mérito para alunos do ensino secundário, num investimento de quase 75 mil euros.
07h00 - segunda, 17/02/2020
"PS presta contas"
na cidade de Beja
O Beja Parque Hotel, na cidade de Beja, recebe nesta segunda-feira, 17, pelas 21h00, a iniciativa "PS Presta Contas", que contará com a presença na ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
07h00 - segunda, 17/02/2020
Saúde no concelho de Odemira
preocupa deputados do PS
Os dois deputados do PS eleitos por Beja questionaram a ministra da Saúde sobre as carências na área da Saúde verificadas no concelho de Odemira e sobre a escassez de profissionais de saúde e de equipamentos no Hospital do Litoral Alentejano.

Data: 07/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial