08h31 - terça, 13/07/2010

Ferreira do Alentejo aposta na solidariedade

Ferreira do Alentejo aposta na solidariedade

A revista "DECO Proteste" destaca na sua última edição a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo pela sua acção no apoio aos idosos maiores de 65 anos, seja em "descontos nas farmácias, actividades físicas e culturais ou transporte gratuito ao hospital".
Num concelho com uma percentagem de idosos "entre 60 a 65%" com mais de 65 anos, o presidente da autarquia, Aníbal Reis Costa, revela que o apoio prestado destina-se a pessoas carenciadas e "sem suporte familiar", havendo um atendimento regular em cada freguesia para recolher "os pedidos e problemas do dia-a-dia".
Segundo o autarca, há "perto de 300 utentes inscritos" no serviço e, desde Junho do ano passado, a Câmara fez "mais de 300 transportes e acompanhamentos a consultas".
A missão da equipa de apoio ao idoso do concelho de Ferreira não se fica por aqui, com Aníbal Reis Costa a revelae que, nas consultas médicas, as pessoas são acompanhadas e é estabelecido um contacto com o clínico.
O objectivo é clarificar sempre os problemas e encaminhar o idoso para uma boa solução: "Muitos não perguntavam nada e saíam sem saber o que se passava. E havia até quem faltasse às consultas por não ter meios financeiros ou transporte", conta.
O apoio prestado nas candidaturas ao complemento solidário para idosos ou através da loja social do concelho também permitem aumentar os rendimentos e suprimir as carências tantas vezes existentes entre os idosos ferreirenses.
Neste contexto, Aníbal Reis Costa não esconde a sua satisfação com a possibilidade de eliminar muitos desses problemas.
"Quando notamos que um idoso tem uma carência básica, encaminhamos para a loja social, que ajuda ao nível do vestuário, alimentação ou algum mobiliário", assinala.
Perante este quadro, o autarca socialista aceita que "o sucesso do projecto" se deve em grande parte ao "factor humano e emocional".
E esta situação é especialmente mais delicada quando se trata de questões de saúde.
"Ter alguém ao lado deles é fundamental, sobretudo quando, no hospital, tem de ouvir diagnósticos complicados", refere Aníbal Costa, adiantando que nestes casos a autarquia faz "a ponte com a família", informando do que está a ocorrer.
Para agir com esta amplitude, a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo assume os custos financeiros inerentes por ser "uma mais-valia do ponto de vista social e da cidadania".
Para Aníbal Reis Costa, agir desse modo "é essencial para criar qualidade de vida à população mais desprotegida e sem assistência".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 18/09/2019
Aulas de dança
em Almodôvar com
novos horários
A escola de dança da associação Almovimento, de Almodôvar, tem novos horários desde o início deste mês de Setembro, altura em que recomeçaram as aulas com o professor Fábio Duarte na Casa do Povo.
07h00 - quarta, 18/09/2019
Novos trilhos pedonais
no concelho de Aljustrel
A Câmara de Aljustrel viu aprovada, pelo Alentejo 2020, a candidatura a financiamento apresentada para o projecto que visa a criação de uma série de percursos pedonais no concelho.
17h07 - terça, 17/09/2019
Incêndio em Panóias
corta trânsito no IC1
Um incêndio numa zona de mato na área da União de Freguesias de Panóias e Conceição, no concelho de Odemira, está a ser combatido por 69 bombeiros e obrigou ao corte do IC1 nos dois sentidos entre a Estação de Ourique e o cruzamento de Panóias.
15h57 - terça, 17/09/2019
Faleceu ex-vereadora
da Câmara de Castro
Faleceu nesta terça-feira, 17 de Setembro, Maria Alice Guerreiro, de 72 anos, que foi vereadora da Câmara Municipal de Castro Verde, eleita pela CDU, no mandato de 1993 a 1997.
07h00 - terça, 17/09/2019
CM Castro Verde
transporta alunos até
à estação da Funcheira
A Câmara de Castro Verde tem abertas as inscrições para o serviço gratuito de transporte entre Castro Verde e a estação ferroviária da Funcheira, destinado a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e outros estabelecimentos de ensino em Lisboa e no Algarve.

Data: 13/09/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial