06h58 - sexta, 23/07/2010

Câmara de Castro Verde constrói Lar em Santa Bárbara de Padrões

Câmara de Castro Verde constrói Lar em Santa Bárbara de Padrões

A Câmara Municipal de Castro Verde vai construir um Lar de Idosos em Santa Bárbara de Padrões, num investimento que ascende a 1,8 milhões de euros, cujo projecto já foi aprovado e o concurso público para a construção lançado no início deste mês.
Segundo Francisco Duarte, presidente daquela autarquia, trata-se de "uma necessidade" detectada "há alguns anos" num concelho que, segundo afirma, "está deficitário de camas para idosos".
"Estou a falar de camas porque temos uma população extremamente envelhecida e um parque habitacional degradado e, portanto, a necessidade de internamento ainda se coloca com grande acuidade", explica.
O futuro lar, que aguarda financiamento comunitário mas "será concretizado independentemente da aprovação da candidatura", terá capacidade para 40 utentes alojados em 14 quartos individuais e 13 quartos duplos. E terá um centro de dia para 10 pessoas e serviço de apoio domiciliário para mais 20.
Francisco Duarte considera que este investimento "é duplamente importante" porque, por um lado, dá "uma resposta social às carências da população" de Santa Bárbara de Padrões, das freguesias e dos concelhos limítrofes. Para além disso, o autarca entende que está a ser dão "um passo importante para a própria revitalização da freguesia".
"[O novo lar] criará um conjunto significativo de postos de trabalho especializado. Isso absorverá algum desemprego que a freguesia tem e sobretudo atrairá novas pessoas", declara.
O futuro equipamento ficará instalado numa das entradas de Santa Bárbara e, segundo acrescenta o presidente da Câmara de Castro Verde, "não esgota de maneira nenhuma as necessidades", que o concelho tem "em termos de internamento". Por isso, o autarca assume que "tem todo o sentido" a construção de um lar em Entradas, "com toda a capacidade que está prevista". E advoga a necessidade de apostar em paralelo no acompanhamento de proximidade porque, argumenta, "as actividades desenvolvidas dentro de um lar não se resumem à alimentação e manutenção dos idosos" – "É precisos apostar e proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas", afirma.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 18/02/2020
Ourique constrói novas ETAR
em Grandaços e Santana da Serra
A Câmara de Ourique vai investir um total de cerca de 283 mil euros nas novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) nas aldeias de Grandaços (já construída) e de Santana da Serra (em construção).
07h00 - terça, 18/02/2020
EMAS faz obras
em Santa Vitória
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja vai iniciar, já no mês de Março, uma intervenção na rede de água da aldeia de Santa Vitória, num investimento avaliado em cerca de 28 mil euros.
07h00 - terça, 18/02/2020
CM Odemira atribui
bolsas de estudo
A Câmara de Odemira vai atribuir, neste ano lectivo de 2019-2020, um total de 61 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e três prémios de mérito para alunos do ensino secundário, num investimento de quase 75 mil euros.
07h00 - segunda, 17/02/2020
"PS presta contas"
na cidade de Beja
O Beja Parque Hotel, na cidade de Beja, recebe nesta segunda-feira, 17, pelas 21h00, a iniciativa "PS Presta Contas", que contará com a presença na ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
07h00 - segunda, 17/02/2020
Saúde no concelho de Odemira
preocupa deputados do PS
Os dois deputados do PS eleitos por Beja questionaram a ministra da Saúde sobre as carências na área da Saúde verificadas no concelho de Odemira e sobre a escassez de profissionais de saúde e de equipamentos no Hospital do Litoral Alentejano.

Data: 07/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial