08h39 - segunda, 21/11/2011

Governo francês condecora José António Falcão com a Medalha da Juventude e dos Desportos

Governo francês condecora José António Falcão com a Medalha da Juventude e dos Desportos

O Presidente da República de França, Nicolas Sarkozy, condecorou o director do Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja, José António Falcão, com a "Médaille de la Jeunesse et des Sports" (Medalha da Juventude e dos Desportos).
Instituida por Pompidou em 1969, trata-se da mais alta distinção francesa para recompensar as personalidades que "se notabilizaram, de uma maneira particularmente honrosa, ao serviço da educação física e dos desportos, dos movimentos da juventude e das actividades sócio-educativas, das colónias de férias e ao ar livre".
De acordo com fonte oficial do Governo francês, a distinção a Falcão é justificada pela sua intervenção "no estudo do caminho de Santiago, um trabalho que se traduz, já à escala europeia, na mobilização das comunidades locais para a defesa das vias de peregrinação a Santiago de Compostela".
"O apoio aos peregrinos", "a dinamização da presença de jovens e voluntários em campos de trabalho internacionais" e "o resgate do património cultural e natural das rotas jacobeias" são outros aspectos da obra do laureado que o governo francês quis realçar.
A cerimónia de imposição da respectiva insígnia terá lugar em Lisboa, no palácio de Santos, sede da Embaixada de França, na próxima quarta-feira, 23.
José António Falcão, historiador de arte, professor universitário e conservador de museus, dirige desde 1984 o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10:00, Segunda-feira, 21 de Outubro de 2020
Manuel António Domingos
Parabens ao Senhor Director. É bom que nestes tempos difícieis ainda haja portugueses a dar-nos algumas alegrias. A minha Vila de Entradas, estando nos Caminhos ( Interiorees ) de Santiago também lhe deve um muito obrigado. Por detrás deste grande homem, não estará também uma grande mulher?

07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).
07h00 - segunda, 25/05/2020
Odemira recebeu
vigília pelas artes
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Secretário de Estado
acompanha testes à Covid
em Ferreira do Alentejo
O secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, na sua qualidade de coordenador da execução do estado de calamidade do Alentejo devido à pandemia Covid-19, vai realizar nesta sexta-feira, 22, uma visita de trabalho a Ferreira do Alentejo.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Requalificação do lar
de Messejana deverá
avançar até ao Verão
As obras da primeira fase de remodelação e ampliação das instalações do lar da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, na vila de Messejana (concelho de Aljustrel), deverão avançar entre os meses de Julho e Agosto, num investimento total superior a um milhão de euros.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial