08h39 - segunda, 21/11/2011

Governo francês condecora José António Falcão com a Medalha da Juventude e dos Desportos

Governo francês condecora José António Falcão com a Medalha da Juventude e dos Desportos

O Presidente da República de França, Nicolas Sarkozy, condecorou o director do Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja, José António Falcão, com a "Médaille de la Jeunesse et des Sports" (Medalha da Juventude e dos Desportos).
Instituida por Pompidou em 1969, trata-se da mais alta distinção francesa para recompensar as personalidades que "se notabilizaram, de uma maneira particularmente honrosa, ao serviço da educação física e dos desportos, dos movimentos da juventude e das actividades sócio-educativas, das colónias de férias e ao ar livre".
De acordo com fonte oficial do Governo francês, a distinção a Falcão é justificada pela sua intervenção "no estudo do caminho de Santiago, um trabalho que se traduz, já à escala europeia, na mobilização das comunidades locais para a defesa das vias de peregrinação a Santiago de Compostela".
"O apoio aos peregrinos", "a dinamização da presença de jovens e voluntários em campos de trabalho internacionais" e "o resgate do património cultural e natural das rotas jacobeias" são outros aspectos da obra do laureado que o governo francês quis realçar.
A cerimónia de imposição da respectiva insígnia terá lugar em Lisboa, no palácio de Santos, sede da Embaixada de França, na próxima quarta-feira, 23.
José António Falcão, historiador de arte, professor universitário e conservador de museus, dirige desde 1984 o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10:00, Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019
Manuel António Domingos
Parabens ao Senhor Director. É bom que nestes tempos difícieis ainda haja portugueses a dar-nos algumas alegrias. A minha Vila de Entradas, estando nos Caminhos ( Interiorees ) de Santiago também lhe deve um muito obrigado. Por detrás deste grande homem, não estará também uma grande mulher?

07h00 - quinta, 17/10/2019
EMAS Beja sensibiliza
para participação pública
Estimular a participação e integrar a comunidade na vida pública, através da apresentação de projectos, de ideias inovadoras e de soluções a implementar no concelho de Beja: são estas, em linhas gerais, as grandes metas da iPP-Iniciativa de Participação Pública, a nova aposta da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja na área da Educação e da Sensibilização Ambiental.
07h00 - quinta, 17/10/2019
Convívio de docentes
do concelho de Odemira
Dar as boas-vindas aos professores cerca de 400 docentes que em 2019-2020 vão ensinar nos 46 estabelecimentos de ensino do concelho é o grande objectivo do Convívio Anual do Docente, que a Câmara de Odemira promove nesta quinta-feira, 17.
09h55 - quarta, 16/10/2019
Acidente na A2 perto de Aljustrel provoca um morto
Um morto e dois feridos é, para já, o resultado da colisão entre um veículo pesado e uma carrinha de transporte de valores na Auto-estrada do Sul (A2), na zona de Aljustrel.
07h00 - quarta, 16/10/2019
CIMBAL aprova
orçamento para 2020
O conselho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) aprovou na segunda-feira, 14, por unanimidade, as Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal para o ano de 2020.
07h00 - quarta, 16/10/2019
Biblioteca de Odemira
recebe exposição sobre
dieta mediterrânica
A Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, tem patente até ao dia 29 de Outubro a exposição "Dieta Mediterrânica Património Cultural Imaterial da Humanidade", elaborada pela Câmara de Tavira.

Data: 11/10/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial