07h00 - quinta, 08/12/2011

Antigo Matadouro Municipal de Moura transformado em museu

Antigo Matadouro Municipal de Moura transformado em museu

As obras de reabilitação do antigo matadouro de Moura para albergar o museu municipal, actualmente instalado num edifício que não responde às necessidades, já começaram, num investimento de 879 mil euros.
A empreitada, prevista durar um ano e meio e que está incluída num projecto do Município para requalificar a zona do matadouro, deverá terminar "no final de Abril de 2013", adianta o vereador da Câmara de Moura, José António Oliveira, citado pela Agência Lusa.
Além da reabilitação do matadouro, o projecto inclui a requalificação da zona envolvente, uma obra orçada em 306 mil euros e que deverá arrancar em "meados de Janeiro" e terminar em "Agosto de 2012", indica.
Através do projecto global, a autarquia quer requalificar a zona do matadouro, que "antes ficava fora da cidade, mas actualmente está dentro do perímetro urbano de Moura" e é uma área "pouco qualificada", adianta o também vereador Santiago Macias.
O edifício "vai ser reabilitado para albergar o Museu Municipal de Moura", que, desde 1993, está instalado no edifício conhecido como "a Casa do Rato", que foi o antigo celeiro comum da cidade e "já não responde às necessidades" do museu, diz Santiago Macias.
O futuro museu municipal "vai ser um equipamento ao serviço da cultura e da comunidade e ter uma função social activa", terá duas áreas de exposição, uma área de restauro, um espaço para actividades educativas, uma loja, zonas de reservas do museu e de escavações arqueológicas e gabinetes de trabalho para técnicos.
Segundo Santiago Macias, a requalificação da zona envolvente do matadouro vai incluir a construção de um ponto de chegada e correspondência (terminal rodoviário), em frente ao edifício, e de um ponto de abrigo, junto às escolas dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico e secundária de Moura e que irá beneficiar os estudantes dependentes de transportes públicos.
O projecto global deverá ser co-financiado por fundos comunitários, já que foi candidatado ao Programa Pperacional InAlentejo através do regulamento específico "Política de Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 24/09/2020
Presidente do PSD quer mais eleitos
autárquicos no distrito de Beja
O presidente do PSD quer reforçar a implantação do partido no distrito de Beja e, nesse sentido, ambiciona garantir mais eleitos social-democratas nas eleições Autárquicas de 2021.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Mértola com plano de
adaptação à pandemia
para a Educação
Minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus entre a comunidade escolar local é o principal objectivo do Plano de Adaptação à Covid-19 que acaba de ser lançado pela Câmara de Mértola, em parceria com o Centro ABC-Algarve Biomedical Center, e representa um investimento de cerca de 33500 euros.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Embaixador da Suíça
reuniu com executivo
da Câmara de Beja
O executivo da Câmara de Beja recebeu na terça-feira, 22, o embaixador da Suíça em Portugal, André Regli, numa visita oficial que teve como objectivo apresentar a nova cônsul da Embaixada, Magdalena Betschart, e o novo cônsul honorário em Loulé, Thomas Kottmann, cuja área de jurisdição abrange o distrito de Beja.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Crianças da creche de Ourique com testes à Covid-19 negativos
Os testes de despistagem à Covid-19 realizados a 18 crianças da creche da Misericórdia de Ourique, onde foram detectados dois caso positivos na passada semana ligados ao surto de Santa Luzia, deram todos negativos, adianta ao "CA" o presidente da Câmara Municipal local.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Presidente do PSD debate
aeroporto de Beja com a Distrital
Rui Rio, presidente do PSD, vai estar nesta quarta-feira, 23, na cidade de Beja, para uma reunião de trabalho solicitada pela Comissão Política Distrital de Beja, liderada por Gonçalo Valente.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial