06h00 - quarta, 18/01/2012

Barragem de Odivela pode necessitar de reforço para garantir rega agrícola

Barragem de Odivela pode necessitar de reforço para garantir rega agrícola

A precipitação está abaixo dos valores normais desta época, mas somente a barragem de Serra Serrada, em Bragança, e a de Odivelas, merecem mais atenção e neste caso, poderá ser necessário um reforço, adiantou esta terça-feira, 17, o presidente do INAG.
Depois de uma reunião da Comissão de Gestão das Albufeiras, Orlando Borges falou à Agência Lusa da situação nas barragens responsáveis pelo abastecimento de água, rega de culturas e produção eléctrica, salientando que só existem aqueles casos a necessitar de um acompanhamento mais próximo.
"Os valores de precipitação encontram-se abaixo dos valores normais para esta altura, em particular de Janeiro, mas no abastecimento a única questão que merece algum acompanhamento continua a ser a barragem de Serra Serrada, em Bragança", explicou o presidente do Instituto da Água (INAG).
Na agricultura, "as situações estão dentro do que são valores normais, com excepção do perímetro de regadio da barragem de Odivelas", na bacia do Guadiana, "que vai merecer a necessidade, porventura, de algum reforço", acrescentou.
Para este caso, que "tem valores muito baixos, vamos, porventura, ter de tomar a decisão de fazer o reforço dos níveis da barragem", ou seja, pode ser determinado que outras barragens libertem volumes de água para compensar, uma possibilidade em análise, especificou Orlando Borges.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 18/02/2020
Ourique constrói novas ETAR
em Grandaços e Santana da Serra
A Câmara de Ourique vai investir um total de cerca de 283 mil euros nas novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) nas aldeias de Grandaços (já construída) e de Santana da Serra (em construção).
07h00 - terça, 18/02/2020
EMAS faz obras
em Santa Vitória
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja vai iniciar, já no mês de Março, uma intervenção na rede de água da aldeia de Santa Vitória, num investimento avaliado em cerca de 28 mil euros.
07h00 - terça, 18/02/2020
CM Odemira atribui
bolsas de estudo
A Câmara de Odemira vai atribuir, neste ano lectivo de 2019-2020, um total de 61 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e três prémios de mérito para alunos do ensino secundário, num investimento de quase 75 mil euros.
07h00 - segunda, 17/02/2020
"PS presta contas"
na cidade de Beja
O Beja Parque Hotel, na cidade de Beja, recebe nesta segunda-feira, 17, pelas 21h00, a iniciativa "PS Presta Contas", que contará com a presença na ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
07h00 - segunda, 17/02/2020
Saúde no concelho de Odemira
preocupa deputados do PS
Os dois deputados do PS eleitos por Beja questionaram a ministra da Saúde sobre as carências na área da Saúde verificadas no concelho de Odemira e sobre a escassez de profissionais de saúde e de equipamentos no Hospital do Litoral Alentejano.

Data: 07/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial